Poodle
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 100%
- Clima quente 60%
- Perda de pelos 20%
- Cachorro de colo 40%
- Clima frio 60%
- Latido 40%
- Interação crianças 100%
- Higienização 100%
- Adestramento 100%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico calmo mas alerta.
- Uma longa caminhada ou corrida, ou vários jogos vigorosos, todos os dias, atenderão às suas necessidades de exercício.
- Poodles foram até treinados para puxar trenós puxados por cães.
- Gosta de buscar objetos lançados.
- Os poodles padrão se dão bem em parques para cães.
- Jogos e truques fornecem o exercício mental necessário.
- A natação é um exercício preferido, mas uma pelagem cheia pode pesar para o cão.
- Sua pelagem grossa oferece alguma proteção contra o frio, mas não pode suportar exposição prolongada a menos que se exercite.
Higiene
- A pelagem é encaracolada, áspera e densa.
- Escovar e pentear a cada dois dias é necessário para evitar o emaranhado.
- A maioria das pessoas tem seus cães tosquiados profissionalmente a cada seis semanas.
- A maioria das pessoas opta por um corte esportivo onde o cabelo é bastante curto.
- Originalmente, a pelagem do poodle eram amarrados, então eles pendiam em longos pelos embolados. Isso dá muito trabalho e é difícil de lavar, então o estilo caiu em desuso.
- A perda de pêlos está abaixo da média.
- Os olhos devem ser verificados regularmente quanto a cabelos ou cílios que possam irritar sua superfície.
- O cabelo que cresce dentro das orelhas pode precisar ser arrancado ou cortado.
- Embora nenhum cão seja antialérgico, os poodles parecem causar reações alérgicas em menos pessoas.
Necessidades Nutricionais
- Poodles tendem a ficar em bom peso. A pelagem grossa às vezes pode obscurecer os problemas de peso, portanto, use as mãos para sentir.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
História
Provavelmente descende do Barbet, um cão de pelagem encaracolada encontrado na França, Rússia, Hungria, Alemanha e em outros lugares da Europa. A versão alemã do Barbet tornou-se o cão que hoje conhecemos como Poodle. O poodle original era um cão de água conhecido por suas habilidades de busca de objetos. Na verdade, a palavra “poodle” vem da palavra alemã “pfudel”, que significa “poça” ou “salpicar”, uma referência à habilidade do poodle como retriever de água. Na França, o poodle era conhecido como caniche ou chien canard, ambos nomes em referência à sua habilidade de caçar patos. O poodle mais tarde trabalhou como artista de circo, cão militar, cão de guarda e cão-guia. O corte de cabelo do poodle originou-se como uma forma de se proteger quando em água fria. O pelo foi cortado rente para reduzir seu peso e arrasto, mas deixado mais longo sobre a cabeça e o peito para o calor. Embora muitas vezes se afirme que o pelo foi deixado mais longo nas articulações e na ponta da cauda para calor e proteção, as evidências sugerem que o estilo surgiu mais tarde, como decoração quando o poodle se tornou um cão de circo. Independentemente disso, o clipe tornou-se mais acentuado ao longo do tempo. A aristocracia francesa se apaixonou pelo poodle e o adotou como seu. Ele acabou se tornando o cão nacional da França. Depois de um período na década de 1920, durante o qual quase desapareceram da cena americana, os poodles retornaram na década de 1930. Os poodles foram a raça mais popular na América de 1960 a 1982, a mais longa corrida contínua de qualquer raça, embora os padrões não fossem tão populares quanto os outros tamanhos.