Pastor da Mantiqueira
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 80%
- Clima quente 60%
- Perda de pelos 100%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 60%
- Latido 40%
- Interação crianças 80%
- Higienização 60%
- Adestramento 100%
Exercícios Sugeridos
- Precisa de caminhadas diárias, corridas, caminhadas ou sessões de jogo.
- Correr, trotar e pastorear são os métodos preferidos de exercício.
- Treinamento de obediência, agilidade ou outro exercício mental também são vitais.
Higiene
- A pelagem pode ser lisa, onde é curta em todo o corpo; ou áspero, onde é de comprimento médio a longo; e liso a levemente ondulado.
- A pelagem requer escovação uma ou duas vezes por semana, dependendo do comprimento.
- A perda de pêlos é média.
Necessidades Nutricionais
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Os filhotes devem ser alimentados com um alimento de crescimento para raças grandes, que diminui sua taxa de crescimento, mas não o tamanho final. Isto demonstrou diminuir a incidência ou gravidade da displasia da anca em adultos.
Curiosidades
- O pastor da Mantiqueira pode estar em extinção justamente pela atividade de agricultura está se espalhando pela Serra da Mantiqueira, deixando menos espaço para a atividade de pecuária serrana, demandando menos espécies da raça.
História
O Pastor da Mantiqueira, como o próprio nome diz, tem suas origens na Serra da Mantiqueira. Também conhecido como “Policialzinho”, é um cão de pastoreio de ovinos, eqüinos e em especial bovinos, especialmente em áreas de difícil acesso aos peões, onde estes cães podem acessar mais facilmente. Não sabe-se muito sobre suas origens, mas acredita-se que tenha sido resultados de algumas cruzas entre o Pastor Belga e Holandês, mas também de outras raças ibéricas como Pastor Garafiano e Basco.