Pastor Alemão
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 80%
- Clima quente 60%
- Perda de pelos 100%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 60%
- Latido 40%
- Interação crianças 60%
- Higienização 40%
- Adestramento 100%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico calmo, mas alerta, quando levado para passeios diários.
- Precisa de caminhadas diárias, corridas, caminhadas ou sessões de jogo.
- Correr, trotar e caçar são os métodos preferidos de exercício.
- Treinamento de obediência, agilidade ou outro exercício mental também são vitais.
Higiene
-
- A pelagem é longa, áspera e reta, com uma subcamada curta e densa.
- É necessário escovar e pentear a cada dois dias para evitar emaranhados.
-
A quantidade de pelos soltos é acima da média.
Necessidades Nutricionais
- Os pastores alemães tendem a permanecer com bom peso. Cães jovens podem ser magros, mas geralmente ganham peso sem qualquer dieta especial à medida que amadurecem.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Os filhotes devem ser alimentados com um alimento de crescimento para raças grandes, que diminui sua taxa de crescimento, mas não o tamanho final. Isto demonstrou diminuir a incidência ou gravidade da displasia da anca em adultos.
História
Na Alemanha do final de 1800, os pastores precisavam de um cão que pudesse comandar grandes rebanhos de ovelhas, impedindo que as ovelhas vagassem pelos campos, conduzindo-as de uma área para outra, protegendo-as de saqueadores e agindo como uma espécie de cerca móvel, constantemente patrulhando ao longo do perímetro do rebanho. O capitão Max von Stephanitz decidiu criar uma linhagem de cães pastores de ovelhas que combinasse consistentemente os recursos necessários para realizar todas essas funções. Em 1899, o capitão von Stephanitz encontrou um cão assim, que ele chamou de Horand van Grafrath. O capitão fundou um clube dedicado à nova raça e registrou Horand como o primeiro Deutsche Schaferhunde. Sob a orientação do capitão, a raça rapidamente se tornou incomparável no pastoreio de grandes rebanhos, mas ao mesmo tempo, grandes rebanhos estavam se tornando menos comuns. Assim, o capitão von Stephanitz reinventou a raça, concentrando-se na obediência e proteção. Ele então os promoveu como cães policiais e militares. Quando eclodiu a Primeira Guerra Mundial, os feitos do pastor alemão eclipsaram os de qualquer outro cão militar já usado. A raça foi reconhecida pelo AKC em 1908, mas não teve grande impacto até depois da Primeira Guerra Mundial. Durante a guerra, seu nome foi encurtado na América de Pastor Alemão para simplesmente Pastor para distanciá-los da Alemanha. Soldados que voltavam para suas terras natais após a guerra muitas vezes o faziam com histórias desses cães surpreendentes. Alguns até trouxeram cães de volta também. Rin Tin Tin era um desses cães. As estrelas de Hollywood Strongheart e Rin Tin Tin consolidaram a raça no coração dos cinéfilos. Tal era sua popularidade, Rin Tin Tin é creditado como o ator que salvou a Warner Brothers. Em 1925, o Pastor Alemão tornou-se o cão mais popular da América, cargo que ocupou até 1936. Tem sido uma das raças mais populares na América desde então, e continua sendo um cão de serviço e militar popular.