Dogue Alemão
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 40%
- Clima quente 40%
- Perda de pelos 60%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 40%
- Latido 20%
- Interação crianças 40%
- Higienização 20%
- Adestramento 60%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico calmo e alerta, desde que receba exercício adequado.
- Requer exercício diário na forma de uma longa caminhada ou corrida curta.
- A pelagem curta do dinamarquês o torna intolerante ao clima muito frio.
- O treino de obediência é essencial não só para o controle, mas para o exercício mental que proporciona.
Higiene
- A pelagem é curta e brilhante.
- Precisa apenas de escovação ocasional, uma vez por semana, para remover os pelos mortos.
- A perda de pêlos é média.
Necessidades Nutricionais
- Os grandes dogues alemães tendem a manter um bom peso.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Os filhotes devem ser alimentados com um alimento de crescimento para raças grandes. Isso pode diminuir a incidência ou gravidade da displasia de quadril em adultos.
História
O Dogue Alemão provavelmente se originou na Idade Média como uma combinação de fortes cães de guerra semelhantes a mastins e cães rápidos semelhantes aos galgos. Foi uma combinação esperada para um grande cão caçador com muita velocidade e força. Por volta de 1300, eles foram populares entre a nobreza na Alemanha como cães de caça incomparáveis e imponentes guardiões da propriedade. Não está claro quando a raça chegou à Inglaterra, onde foi inicialmente chamada de Boarhound Alemão e, mais tarde, Great Dane (Dogue Alemão). Ninguém sabe a origem do nome “Great Dane”, pois refere-se à “grande dinamarquês”, sendo que ele não tem esta origem. Em 1880, as autoridades alemãs de cães declararam que o nome deveria ser apenas “Deutsche dogge”, o nome pelo qual ainda é usado na Alemanha e por aqui no Brasil, na tradução. A raça chegou à América no final de 1800, onde imediatamente atraiu a atenção. O AKC reconheceu o dogue alemão em 1887. Os cães mais famosos da raça são os personagens de desenhos animados Marmaduke e Scooby-Doo.