Dálmata
Características da Raça
Comportamento
- Parceiro de corrida 100%
- Clima quente 60%
- Perda de pelos 60%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 40%
- Latido 40%
- Interação crianças 60%
- Higienização 20%
- Adestramento 60%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico bastante calmo e alerta se fizer exercício adequado. Se não for dado exercício suficiente, pode ser hiperativo e destrutivo.
- Requer exercício diário na forma de uma longa caminhada ou, de preferência, uma corrida longa.
- Um quintal bem cercado é essencial.
- Os jogos também podem ajudar a proporcionar exercícios.
- Aprecia o frio, mas a sua pelagem curta não o protege da exposição prolongada.
- O treino de obediência é essencial não só para o controle, mas para o exercício mental que proporciona.
Higiene
- A pelagem é curta e brilhante.
- Requer escovação uma vez por semana para remover os pelos mortos.
- A perda de pêlos é média.
- Dálmatas nascem brancos; os pontos vêm depois.
Necessidades Nutricionais
- Os dálmatas tendem a manter um bom peso ou um pouco acima do peso.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Muitos dálmatas têm cálculos urinários, mais comumente cálculos de urato. Essas pedras podem ser gerenciadas em parte pela alimentação de certos alimentos para cães prescritos que são baixos em certos tipos de proteínas que produzem purina. As carnes de fígado e outros órgãos são ricas em purinas e devem ser evitadas nesses cães. Ovos e vegetais são pobres em purina. Uma dieta pobre em purinas, moderada em proteínas de alta qualidade, rica em carboidratos complexos e pobre em gordura e sal é sugerida para dálmatas formadores de urato.
- A alta ingestão de água também pode ajudar a prevenir pedras.
História
Embora nomeado para a Dalmácia, no oeste da Iugoslávia, o dálmata provavelmente não se originou lá. A ascendência da raça, local e tempo de origem e função original são desconhecidos. Cães distintamente manchados foram retratados na arte desde os tempos antigos, mas não se sabe se eles eram parentes dos dálmatas. Os primeiros cães da raça provavelmente foram usados como cão de guerra, sentinela, de tração, de pastoreio, de caça de roedores e pássaros, e até para exibições de adestramento. A raça encontrou seu auge como cão treinador na Inglaterra vitoriana. Eles seguiam as carroças trotando ao lado, na frente ou embaixo delas, protegendo os cavalos de cães saqueadores e parecendo bem no processo. Tinham também um importante papel como direcionadores para carros de bombeiros puxados por cavalos levou à sua adoção como um cão de bombeiros. O AKC reconheceu o Dálmata em 1888. O popular filme da Disney, 101 Dálmatas, alimentou um aumento na popularidade, seguido por uma queda subsequente. Quando a sequência do filme foi lançada, incluía isenções de responsabilidade pedindo aos espectadores que não comprassem um dálmata por impulso. O segundo filme causou um aumento muito menor. Os dálmatas tiveram uma queda de 97% nos registros na última década.