Chihuahua Pelo Longo
Características da Raça
Comportamento
- Caminhada 0%
- Clima quente 80%
- Perda de pelos 60%
- Cachorro de colo 60%
- Clima frio 20%
- Latido 60%
- Interração crianças 40%
- Higienização 40%
- Adestramento 40%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico animado e alerta.
- Embora muitas de suas necessidades de exercício físico possam ser atendidas com jogos indoor, ele ainda precisa da estimulação mental de caminhar e cheirar ao ar livre.
- Uma caminhada ao redor do quarteirão uma ou duas vezes por dia atenderá às suas necessidades ao ar livre, sem contar as pausas para o banheiro.
- Muitos Chihuahuas podem ser treinados para usar sistemas de banheiros portáteis.
- Os parques para cães geralmente não são uma boa ideia, a menos que apenas cães pequenos sejam permitidos juntos.
- Jogos e truques fornecem o exercício mental necessário.
- Excursões em uma bolsa de cachorro podem fornecer entretenimento suplementar.
- Chihuahuas podem nadar, mas a maioria não é louca por isso. Eles podem, no entanto, usar uma piscina infantil como piscina.
- Chihuahuas, mesmo os de pelagem longa, odeiam o frio. Devido ao seu pequeno tamanho, eles perdem o calor do corpo rapidamente. A pelagem tem pouco subpelo, por isso não armazena bem o calor.
Higiene
- A pelagem é macia e reta ou ondulada, com orelhas franjadas.
- Escovar duas a três vezes por semana evitará emaranhados e nós.
- A perda de pêlos é média.
- A raça é propensa a problemas periodontais, que podem ser evitados em grande parte pela escovação regular dos dentes.
Necessidades Nutricionais
- Os chihuahuas tendem a se tornar obesos, o que pode passar despercebido sob a pelagem longa.
- Os cães adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Lembre-se, não é preciso muita comida para alimentar um cão tão pequeno, e pequenos lanches podem facilmente adicionar muitas calorias.
- Filhotes de Chihuahua devem ser alimentados com frequência para evitar hipoglicemia, uma condição séria à qual filhotes muito pequenos são propensos. Pequenas refeições frequentes de alto teor de proteínas, gorduras e carboidratos complexos podem ajudar a proteger contra essa condição.
História
O Chihuahua provavelmente descende de uma combinação de um antigo cão da América Central e do Sul chamado Techichi, que foram cães chineses trazidos para a América Central pelos conquistadores espanhóis em 1600. Existem evidências de cães minúsculos na América Central na época dos conquistadores. Após esse período, há um intervalo de 300 anos antes da próxima menção registrada deles, quando três pequenos cães foram descobertos em Chihuahua, México, em 1850. A origem das duas variedades de pelagem é controversa, com alguns relatos de que os primeiros Chihuahuas descobertos tinham na verdade pelagem longa. Na verdade, o Techichi pode ter uma pelagem moderadamente longa. Outras teorias afirmam que a variedade de pelagem longa veio de cruzamentos com o Papillon, Maltês ou Yorkshire Terrier, uma vez que a raça chamou a atenção dos criadores americanos. O AKC reconheceu a raça em 1904. O primeiro Chihuahua registrado era de pelagem lisa, e a pelagem lisa permaneceu a variedade mais conhecida. O Chihuahua é considerado uma raça com duas variedades, o que significa que eles competem em classes separadas em exposições de cães, mas podem ser cruzados entre si. A pelagem longa resulta quando um cão tem dois genes recessivos para pêlos longos. Chihuahuas lisos podem ter um ou dois genes dominantes para pêlos curtos. Em 1964, o Chihuahua havia se tornado a terceira raça mais popular na América, mas ainda assim, a maioria deles era de pelagem lisa. O Chihuahua permaneceu consistentemente uma das principais raças da América desde então, atualmente ocupando o 11º lugar na popularidade do AKC. A linhagem de pêlo comprido parece estar aumentando um pouco em popularidade, embora nenhuma estatística aborde sobre isso.