Boxer
Características da Raça
Comportamento
- Caminhada 80%
- Clima quente 20%
- Perda de pelos 60%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 40%
- Latido 40%
- Interração crianças 80%
- Higienização 20%
- Adestramento 60%
Exercícios Sugeridos
- Cão doméstico calmo e alerta, mas pode ficar inquieto a menos que receba exercício adequado.
- Requer exercício diário na forma de uma longa caminhada, corrida ou jogos energéticos.
- O focinho curto do Boxer o torna intolerante ao calor.
- A pelagem curta do Boxer torna-o intolerante a climas muito frios.
- O treino de obediência é essencial não só para o controle, mas para o exercício mental que proporciona.
- Os boxers competem em obediência e agilidade com sucesso.
Higiene
- A pelagem é curta e brilhante.
- Precisa apenas de escovação ocasional, uma vez por semana, para remover os pelos mortos.
- A perda de pêlos é média.
Necessidades Nutricionais
- Tendem a manter um bom peso.
- Os adultos devem ser alimentados com uma dieta equilibrada, com calorias restritas se o cão começar a ganhar muito peso.
- Os filhotes devem ser alimentados com um alimento de crescimento para raças grandes. Isso pode diminuir a incidência ou gravidade da displasia de quadril em adultos.
História
O Boxer é uma raça de cães que tem uma história fascinante. Descendente de dois tipos de Bullenbeisers alemães, originalmente criados para caçar animais grandes, como javalis, veados e ursos, os boxers são cães fortes e ágeis, com mandíbulas poderosas e um nariz recuado para permitir que eles respirem enquanto seguram a presa. No início do século XIX, os caçadores alemães começaram a aprimorar a raça ao cruzar seus Bullenbeisers com cães do tipo mastim e Bulldogs, produzindo um cão ainda mais forte e poderoso.
Mais tarde, no final do século XIX, os boxers se tornaram populares como cães de açougueiro, responsáveis por controlar o gado nos pátios de abate. Foi nessa época que a raça recebeu o nome de Boxer, possivelmente derivado do termo alemão “Boxl”, que significa “bocas”, uma referência às poderosas mandíbulas da raça.
Em 1895, o Boxer foi oficialmente reconhecido como uma raça distinta, e desde então tem desempenhado diversos papéis, incluindo como cão policial e militar. O Boxer foi uma das primeiras raças a ser usada nessas funções, demonstrando sua lealdade e coragem. Em 1904, o American Kennel Club reconheceu oficialmente a raça Boxer, mas ela permaneceu relativamente desconhecida nos Estados Unidos até a década de 1940, quando começou a subir gradualmente na lista das raças mais populares. Hoje, o Boxer está consistentemente entre as dez raças mais populares nos Estados Unidos, graças à sua personalidade amigável e leal, e ao seu físico impressionante e robusto.