Bernese da Montanha
Características da Raça
Comportamento
- Caminhada 20%
- Clima quente 20%
- Perda de pelos 80%
- Cachorro de colo 20%
- Clima frio 100%
- Latido 80%
- Interração crianças 60%
- Higienização 60%
- Adestramento 80%
Exercícios Sugeridos
- O Bernese é um cão de estimação calmo e bem-treinado que necessita de exercício diário para mantê-lo saudável e feliz.
- Uma caminhada moderada ou corrida curta são ótimas opções para satisfazer suas necessidades diárias de exercício físico.
- Embora goste de climas frios, ele pode ter dificuldades em lidar com temperaturas quentes.
- Além disso, o treinamento de obediência é fundamental para o seu desenvolvimento, não só para o controle comportamental, mas também para o exercício mental que ele precisa para se manter estimulado e feliz.
Higiene
- A pelagem do cão é de comprimento moderado, com ondulações suaves ou reta.
- Escovação ocasional é suficiente para manter a saúde e aparência da pelagem, com uma a duas sessões por semana sendo necessárias, especialmente durante a mudança de pelos.
- A perda de pelo é acima do nível médio.
Necessidades Nutricionais
- O Bernese da Montanha é conhecido por ser um cão de tamanho grande que pode tendem a ganhar peso facilmente.
- É importante fornecer uma dieta equilibrada aos cães adultos, restringindo as calorias se notar um aumento significativo de peso.
- Além disso, é importante nutrir os filhotes de Bernese com um alimento específico para raças grandes, a fim de controlar a taxa de crescimento e minimizar o risco de desenvolvimento de displasia da quadril.
História
O Bernese da Montanha ou Bernese Mountain Dog é uma raça da família dos cães de montanha suíços, conhecidos também como Sennehunde. Embora sua origem exata não seja conhecida, acredita-se que ele tenha descendido de cães tipo mastim romano que foram cruzados com cães nativos suíços usados como cães de guarda de rebanhos. Essa mistura resultou em um cão forte e resistente ao frio, capaz de trabalhar como cão de tração, guardião, tropeiro e cão de campo em geral. No final do século XIX, poucos Bernese sobreviveram, mas foram encontrados em vales dos Alpes inferiores. O professor Albert Heim dedicou-se a promover a raça na Suíça, levando ao seu renascimento e ao apelido de “Cão de Montanha de Berna”. O primeiro Bernese chegou aos Estados Unidos em 1926 e foi reconhecido pelo AKC em 1937.