Galgo Afegão
Características da Raça
Comportamento
- Caminhada 80%
- Clima quente 60%
- Urina e fazes 40%
- Cachorro de colo 40%
- Clima frio 60%
- Latido 40%
- Interração crianças 40%
- Higienização 80%
- Adestramento 40%
Exercícios Sugeridos
- O Galgo Afegão é um cão caseiro pacífico, desde que suas necessidades de exercício físico e mental sejam atendidas.
- Para manter sua forma física, ele precisa de uma caminhada diária, corrida ou brincadeiras em um espaço fechado.
- É importante mantê-lo preso à coleira em áreas não vedadas, para garantir sua segurança.
- Além do exercício físico, ele precisa de desafios mentais, como brincadeiras interativas e aprendizado de truques.
- A pelagem longa é uma proteção natural contra o frio, além de dar a ele um visual elegante e distinto.
Higiene
- A pelagem do galgo afegão é longa e macia, conhecida como “casaco de algodão”, e tende a ficar mais embaraçada do que outras raças.
- Para manter a saúde e a aparência da pelagem, é necessário escová-la e pentear os pelos a cada dois ou três dias, e até mesmo diariamente durante a fase de troca de pelo.
- Um banho semanal pode ajudar a reduzir o emaranhamento, além de manter o pelo sedoso e macio.
- A necessidade de fazer suas necessidades fisiológicas é considerada abaixo da média para esta raça.
Necessidades Nutricionais
- A estrutura corporal dos galgos afegãos é naturalmente magra, com ossos do quadril bem visíveis mesmo com um peso adequado. É importante realizar a verificação do peso do animal regularmente, fazendo uma palpação abaixo do pelo para garantir que ele não esteja abaixo do peso ideal. É comum sentir as costelas, mas elas não devem ser visíveis demais.
- Para manter a saúde do cão, é necessário fornecer uma alimentação balanceada aos cães adultos e controlar a quantidade de calorias na dieta se o animal começar a ganhar peso excessivo.
História
Estudos genéticos revelam que o Galgo Afegão, ou Afghan Hound, é uma das raças mais antigas e prestigiosas ainda existentes. Estes elegantes cães têm suas raízes no Afeganistão, onde eram usados pelas tribos nômades para caçar lebres e gazelas em terrenos montanhosos e rochosos devido à sua agilidade incomparável, habilidade de saltar com precisão e velocidade sobrenatural.
No início do século XX, os primeiros Galgos Afegãos chegaram à Inglaterra, onde eram conhecidos como “cães Barukhzy”. Um cão chamado Zardin foi usado como modelo para o padrão da raça e tornou-se um símbolo da perfeição para a raça. O Galgo Afegão rapidamente se tornou conhecido como uma das raças mais glamorosas e elegante dos cães, sendo frequentemente visto em companhia de celebridades.
Na década de 1970, o Galgo Afegão se tornou muito popular como símbolo de status e sofisticação. No entanto, com o passar do tempo, a popularidade da raça diminuiu e hoje eles não são vistos com frequência em ambientes cotidianos, exceto em exposições caninas.
Ainda assim, o Galgo Afegão é uma raça fascinante e rara que mantém sua beleza e elegância até os dias de hoje, sendo um símbolo da história e da tradição da cinofilia mundial.