Home / CÃES / Casos Clínicos / GRAVIDEZ PSICOLÓGICA EM CADELAS E GATAS

GRAVIDEZ PSICOLÓGICA EM CADELAS E GATAS

05 / abr / 2013

Cadelas e gatas não castradas podem apresentar depois do cio (lógico: se não cruzaram), sintomas de gravidez imaginária, conhecida como gravidez psicológica.

Elas chegam a desenvolver as mamas e até produzir leite, começam a cavar buracos no jardim, tapete ou cobertores como se estivessem preparando um ninho, adotam bichinhos de pelúcia como se fossem filhotes de verdade, não se alimentam bem e chegam a apresentar, por vezes, agressividade, vômitos e outros problemas.

Este processo sempre se desenvolve no período de 30 a 60 dias após o cio e pode desencadear um processo chamado de piometra, uma infeção uterina.

Todo animal com suspeita deste sintoma deve ser avaliado por um veterinário, por vezes temos que fazer um ultrassom para ver se o animal não está com problemas uterinos, isto, principalmente, em cadelas e gatas acima de 4 anos de idade.

A gravidez psicológica inflama muito o tecido mamário e predispõe a cachorra ou a gata a apresentar câncer de mama no futuro, elas precisam de tratamento oral para secar o leite, tomar algumas medidas para aliviar o processo psicológico e a melhor solução seria posteriormente a castração.

O Hospital Veterinário Pet Care atende centenas de cadelas e gatas com este problema anualmente, caso seu animal esteja com algum destes sintomas, procure nossos veterinários em uma de nossas unidades!

Pin It on Pinterest