Gravidez psicológica é uma situação bem comum em cadelas e gatas não castradas. O nome técnico é pseudociese e temos mais registros de ocorrência em cadelas do que em gatas, mas entendemos que existem mais gatas castradas do que cadelas, então a proporção pode ser parecida.
A gravidez imaginária acontece após o cio e, geralmente, os maiores sintomas são exatamente entre 50 e 60 dias após o cio (quando estariam prontas para parir os filhotes).
Como sei se minha cachorra tem gravidez psicológica? Quais os sintomas?
- Aumento das mamas;
- Produção de leite;
- Ficar tremendo em um canto;
- Cavar o chão;
- Se esconder atrás de sofás e outros móveis;
- Falta de apetite (inapetência);
- Carregar, cuidar e proteger brinquedos como se fossem filhotes;
Muitas vezes a gravidez psicológica vem acompanhada de uma doença chamada piometra, uma infecção uterina que alguns casos precisa de cirurgia para remoção do útero.
Qual o tratamento para gravidez psicológica?
Quem pode identificar o problema da pseudociese é o médico veterinário e sugerir o melhor tratamento pois não existe uma regra, mas a maioria dos tratamentos consistem em medicamentos que diminuam o inchaço das mamas e parem a produção de leite. Toda fêmea com gravidez psicológica deve fazer exames de sangue e ultrassonografia de abdômen, para excluir a chance de ter piometra e também e certificar-se que não está grávida. Outras ações que aliadas ao tratamento são efetivas são:
- Usar roupinha para evitar que lamba a mama;
- Retirar os brinquedos quando estiver no cio e no período pós cio;
- Incluir mais passeios na rotina, para não ficarem se escondendo;
A gravidez psicológica pode propiciar o aparecimento de tumor de mama precoce! A melhor prevenção é a castração do animal, onde evitamos outra gravides e diminui e muito a chance de tumor de mama.
E se alguma cadela ou gata castrada apresentar sintomas de gravidez psicológica? provavelmente ainda tem resquício de ovário, por isso é imprescindível consultar um médico veterinário.
A gravidez imaginária, também chamada de pseudociese ou gravidez psicológica, é um estado psicológico vivenciado por fêmeas não castradas. Apenas por acreditar que está gestante, diversas alterações fisiológicas acontecem. Assim, os hormônios, como prolactina, aumentam, ocasionando a produção de leite e mudança de comportamento. “Após 40 ou dias do cio, A fêmea começa a apresentar comportamento que irá parir. Então passa a se esconder, cavar o chão, cava a caminha, esconde os brinquedos e os bichinhos de pelúcia” elucida Dra. Carla.