Home / CÃES / Doenças e Casos Clínicos Cães / Gravidez psicológica em cadelas e gatas ou Pseudociese

Gravidez psicológica é uma situação bem comum em cadelas e gatas não castradas. O nome técnico é  pseudociese e temos mais registros de ocorrência em cadelas do que em gatas, mas entendemos que existem mais gatas castradas do que cadelas, então a proporção pode ser parecida.

A gravidez imaginária acontece após o cio e, geralmente, os maiores sintomas são exatamente entre 50 e 60 dias após o cio (quando estariam prontas para parir os filhotes).

Como sei se minha cachorra tem gravidez psicológica?  Quais os sintomas?

  • Aumento das mamas;
  • Produção de leite;
  • Ficar tremendo em um canto;
  • Cavar o chão;
  • Se esconder atrás de sofás e outros móveis;
  • Falta de apetite (inapetência);
  • Carregar, cuidar e proteger brinquedos como se fossem filhotes;

Muitas vezes a gravidez psicológica vem acompanhada de uma doença chamada piometra, uma infecção uterina que alguns casos precisa de cirurgia para remoção do útero.

Qual o tratamento para gravidez psicológica?

Quem pode identificar o problema da pseudociese é o médico veterinário e sugerir o melhor tratamento pois não existe uma regra, mas a maioria dos tratamentos consistem em medicamentos que diminuam o inchaço das mamas e parem a produção de leite. Toda fêmea com gravidez psicológica deve fazer exames de sangue e ultrassonografia de abdômen, para excluir a chance de ter piometra e também e certificar-se que não está grávida. Outras ações que aliadas ao tratamento são efetivas são:

  • Usar roupinha para evitar que lamba a mama;
  • Retirar os brinquedos quando estiver no cio e no período pós cio;
  • Incluir mais passeios na rotina, para não ficarem se escondendo;

A gravidez psicológica pode propiciar o aparecimento de tumor de mama precoce! A melhor prevenção é a castração do animal, onde evitamos outra gravides e diminui e muito a chance de tumor de mama.

E se alguma cadela ou gata castrada apresentar sintomas de gravidez psicológica?  provavelmente ainda tem resquício de ovário, por isso é imprescindível consultar um médico veterinário.

A gravidez imaginária, também chamada de pseudociese ou gravidez psicológica, é um estado psicológico vivenciado por fêmeas não castradas. Apenas por acreditar que está gestante, diversas alterações fisiológicas acontecem. Assim, os hormônios, como prolactina, aumentam, ocasionando a produção de leite e mudança de comportamento. “Após 40 ou dias do cio, A fêmea começa a apresentar comportamento que irá parir. Então passa a se esconder, cavar o chão, cava a caminha, esconde os brinquedos e os bichinhos de pelúcia” elucida Dra. Carla.

 

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias