Cadelas e gatas não castradas, mesmo se não cruzaram, podem apresentar após o período de cio alguns sintomas de gravidez imaginária, conhecida como gravidez psicológica.
Elas chegam a desenvolver as mamas e até produzir leite, começam a cavar buracos no jardim, tapete ou cobertores como se estivessem preparando um ninho, adotam bichinhos de pelúcia como se fossem filhotes de verdade, não se alimentam bem e chegam a apresentar, por vezes, agressividade, vômitos e outros problemas.
Este processo sempre se desenvolve no período de 30 a 60 dias após o cio e pode desencadear um processo chamado de piometra: uma infeção uterina.
Todo animal com suspeita desse sintoma deve ser avaliado por um veterinário. Por vezes, temos que fazer um ultrassom para ver se o animal não está com problemas uterinos, principalmente cadelas e gatas acima dos 4 anos de idade.
A gravidez psicológica inflama muito o tecido mamário e predispõe a cadela ou a gata a apresentar câncer de mama no futuro. Elas precisam de tratamento oral para secar o leite, tomar algumas medidas para aliviar o processo psicológico e a melhor solução seria posteriormente a castração.
O Hospital Veterinário Pet Care atende centenas de cadelas e gatas com esse problema anualmente. Caso seu animal esteja com algum destes sintomas, procure nossos veterinários em uma de nossas unidades!