Home / CÃES / Doenças / Fezes com sangue: O que pode ser?

Fezes com sangue não é algo normal, mas pode ser muito comum em cães e, às vezes, em gatos. O intestino dos cães é muito sensível e pode sangrar com muita facilidade.

Por isso, é bastante comum que nos casos de viroses, como parvovirose e coronavirose em cães, esses filhotes tenham diarreias intensas com sangramento abundante e grande risco de vida.

Além das viroses que seriam os casos mais graves de fezes com sangue, temos também algumas verminoses como do bicho geográfico (ancilostomose), giárdia (ameba), entre outras.

As outras causas de sangramento nas fezes são:

– Dietas inadequadas.

– Intoxicação com veneno de rato ou outros venenos.

– Doença do carrapato (erlichiose).

– Doença renal ou hepática.

– Uso de medicamentos humanos (anti-inflamatórios).

– Tumores de intestino.

– Corpo estranho no intestino (comeu alguma coisa que não devia, como brinquedos, tecidos etc.).

– Diarreias crônicas (depois de algum tempo com diarreia, pode sangrar devido a uma irritação do intestino).

– Comidas condimentadas (normalmente comida de uso humano).

De qualquer forma, todo cão ou gato com sangue nas fezes deve ser examinado pelo Médico Veterinário e de acordo com a sua avaliação, alguns exames se fazem necessários. O primeiro exame deve ser um exame de fezes (coproparasitológico).

Além desse, exames de sangue, ultrassom, raio-x de abdômen e mesmo uma endoscopia podem ser necessários. Outras vezes, o veterinário pode decidir pelo tratamento e observação somente.

Artigos Relacionados
Raças de gatos: descubra qual combina com você

Raças de gatos: descubra qual combina com você

Conhecer as raças de gatos é um passo importante para quem deseja ter um felino na família. Embora sejam igualmente cativantes, cada tipo de gato tem seu jeito — uns são mais brincalhões, outros mais reservados. Há os que adoram colo e companhia o tempo todo, enquanto...

Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Bravecto 365: proteção prolongada contra pulgas e carrapatos

Pulgas e carrapatos não escolhem hora nem lugar para atacar. Ativos o ano inteiro, esses parasitas podem entrar em contato com o seu pet durante passeios, no jardim ou até dentro de casa. Como eles transmitem doenças, evitá-los é mais do que promover conforto – é uma...

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

FIV e FeLV são doenças que geram preocupação em qualquer um que ame gatinhos. É compreensível, já que elas são conhecidas por serem silenciosas, altamente transmissíveis e sem cura. Mas com informação e cuidados adequados, é possível proteger os pets saudáveis e dar...

Mais Categorias