Home / Uncategorized / Envenenamento

Muitas dúvidas surgem quando falamos como identificar se o seu pet corre o risco de envenenamento, seja por outras pessoas mal-intencionadas, ou até mesmo pela qualidade do que se oferece ao seu pet. Neste post, daremos dicas para você perceber se teu cão ou gato foi envenenado, e quais os tipos mais comuns de casos de envenenamento.

Existem duas situações diferentes para nos atentarmos. Uma é se o seu pet pode ter sido envenenado fora de casa ou se alguém jogou veneno dentro do seu quintal. Fora de casa, geralmente pode ocorrer na hora do passeio quando o cão ou gato cheira alguma comida atraente. Em geral, veneno de rato, tipo chumbinho é colocado no meio de carne ou em algum alimento atraente para que qualquer animal ingira, e isto pode ser cão, gato ou mesmo ratos. Estes tipos de venenos causam convulsões, vômito, salivação em excesso e também tem anticoagulante que causa hemorragia interna. Subitamente, o sintoma pode aparecer, mesmo que o pet esteja saudável um tempinho atrás. Isso pode acontecer com cães e gatos de qualquer idade.

Agora falaremos dos envenenamentos em casa. Estes são mais comuns em animais jovens, pois são muito ativos, xeretas e mordem tudo. São frequentes os envenenamentos de cães e gatos jovens de intoxicação por plantas, pois mastigam plantas em vasos e jardins. As plantas mais comuns são a comigo-ninguém-pode, samambaias e lírios. Os sintomas são babas excessivas, vômitos e, dependendo da quantidade ingerida, podem ter lesões extensas no esôfago, estômago e intestino. Neste caso, o tratamento é mais complexo e pode evoluir para outras complicações.

Nos animais jovens também é muito comum a intoxicação por substância químicas tipo sabão, desinfetantes e principalmente remédios deixados ao alcance deles inadvertidamente, e aí os sintomas podem ser variados. Devemos sempre lembrar que envenenamento é um mal súbito, pois alguns minutos atrás o pet estava bem, saudável e brincalhão.

Nos filhotes também é comum envenenamento por insetos, pois querem morder e comer tudo, e podem acabar mordendo uma abelha, formiga, aranha ou vespa. Nestes casos, a mordida acontece geralmente no focinho e o animalzinho pode aparecer com a cara e os olhos inchados. Não podemos nos esquecer de lugares nas áreas rurais, onde tem serpentes, sendo mais comuns as picadas de cobras como a jararaca e a cascavel.

Comidas que oferecemos ou deixamos ao alcance deles também pode ser um risco para a saúde deles. Alimentos como uva, chocolate ou macadâmias (altamente tóxicos para cães e gatos) que podem, dependendo da quantidade ingerida, causar seríssimos sintomas e até mesmo o óbito. Geralmente, os primeiros sinais são: vômitos excessivos, diarreia, inapetência e dor abdominal (percebe-se bem o olhar de desconforto deles).

Não podemos deixar de lembrar de outros dois tipos de envenenamento mais comum em cães.

O hábito dos cães de fuçarem o lixo atrás de comida faz com que eles fiquem expostos às bactérias, que podem acarretar envenenamento sério por toxina botulínica (geralmente irreversível).

Infelizmente também muito comum, outro envenenamento é por maconha. Cães adoram maconha e se estiver ao alcance deles vão rapidamente ingerir causando sintomas de convulsão, alucinação e pode evoluir para insuficiência renal aguda.

Resumindo: sempre deve se desconfiar dos sintomas que possam parecer com envenenamento. O pet que estava bem de uma hora para outra passa a ficar alterado, inapetente ou vomitando, diarreia, convulsão, entre outros, como citado nos casos acima.

Em caso de suspeita de envenenamento, procure imediatamente o serviço veterinário mais próximo.

Artigos Relacionados
Novembro azul pet: tudo sobre o câncer de próstata em cães e gatos

Novembro azul pet: tudo sobre o câncer de próstata em cães e gatos

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. Há mais de uma década, novembro é marcado por campanhas de conscientização sobre doenças que afetam a saúde de homens, como o câncer de...

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Mais Categorias