Home / CÃES E GATOS / Doença periodontal: a importância de cuidados com a saúde oral nos pets

Você sabia que os cães e gatos devem ter os dentes escovados diariamente? A boa dentição está ligada diretamente ao bem-estar animal. Quando feita de forma correta, a escovação ajuda a prevenir doenças como, por exemplo, a doença periodontal que acomete aproximadamente 80% dos pets.

Como identificar a doença periodontal?

Uma boca considerada saudável é caracterizada por dentes brancos e ausência de inflamação na gengiva e de outros tecidos de suporte dos dentes, como o osso.

Quando a placa bacteriana não é removida e se acumula, ela mineraliza-se formando o tártaro (placa amarronzada e dura sobre os dentes). Isso permite que as bactérias invadam o ligamento periodontal e o osso causando destruição gradativa das estruturas que sustentam o dente que, em quadros mais graves, resulta na queda do dente.

Sintomas de doença periodontal

Além das manchas amarronzadas sobre os dentes, alguns sintomas podem aparecer, por exemplo:

  • Mau hálito
  • Dor
  • Migração de bactérias para outros órgãos
  • Perda dos dentes
  • Perda de apetite

Tratamento periodontal

O tratamento depende do estágio da doença. A doença periodontal é dividida em quatro estágios, estágios mais avançados levam a perda de mais de 50% do suporte ósseo, resultando na queda dos dentes. São eles:

Gengivite

O primeiro estágio da doença apresenta a margem da gengiva do pet inchada e avermelhada, com acúmulo de placa bacteriana, podendo haver tártaro ou não.

Periodontite inicial

No segundo estágio, a gengiva está toda inflamada e sensível. O mau hálito começa a aparecer e pode haver perda de até 25% do osso alveolar.

Periodontite moderada

O terceiro estágio é caracterizado por uma gengiva vermelha, inchada e com sangramento. Além disso, o pet pode apresentar mau hálito, perda de apetite e alteração comportamental devido ao desconforto. Pode haver de 25% a 50% de perda do suporte alveolar. Nesta fase podem já ser necessárias extrações.

Periodontite avançada

No estágio mais avançado, a inflamação e infecção já estão destruindo a gengiva, os dentes e o osso. Além do mau hálito e desconforto, as bactérias podem afetar outros órgãos, via corrente sanguínea, como rins, fígado e coração. Pode haver a perda de mais de 50% do suporte ósseo levando a queda dos dentes.

O seu melhor amigo merece um cuidado especial com a saúde oral. Aqui no Pet Care, oferecemos atendimento com profissionais qualificados, agende agora mesmo uma avaliação oral do seu pet com um dos nossos clínicos.

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias