Home / CÃES / Diferenciando o sexo dos filhotes recém-nascidos

É bem mais fácil determinar o sexo de filhotes de cães do que os filhotes de gatos. Aqui estão algumas dicas:

– Filhotes de cães MACHOS: O pênis é facilmente identificado logo depois do umbigo (em direção ao rabinho), quase no centro da barriguinha. Não confunda o umbigo, que às vezes pode reter um pedaço do cordão umbilical, com o pênis do recém-nascido. A bolsa onde ficam os testículos ainda é pequena e os testículos ainda não “desceram”, o que pode ocorrer até aproximadamente os 06 meses de idade.

– Filhotes de cães FÊMEAS: A vulva fica logo abaixo do ânus, embaixo do rabinho, e é uma pequena abertura vertical praticamente no meio das patinhas traseiras.

– Os filhotinhos, machos ou fêmeas, têm mamilos (tetinhas).

Já para determinar o sexo de filhotinhos de gatos pode haver maior dificuldade principalmente antes de 4 semanas de idade. Isso porque a genitália é muito semelhante nos filhotinhos de gato. Fica mais fácil quando você tem filhotinhos de ambos os sexos, para poder comparar e identificar as diferenças:

– Filhotes de gatos MACHOS: Diferente do filhote de cão, o pênis do gatinho não fica na barriguinha. A localização do pênis fica abaixo do rabinho, é uma abertura arredondada e projeta-se para trás, é um pouco mais distante do ânus do que na fêmea, e a bolsa escrotal (“saquinho dos testículos”) normalmente já é visível e fica entre o ânus e o prepúcio (a pele que envolve o pênis).

– Filhotes de gatos FÊMEAS: A vulva fica logo abaixo do ânus, embaixo do rabinho, mais ou menos na altura do quadril, e é uma abertura um pouco mais vertical do que nos machos.

– Assim como nos cães, os filhotinhos de gatos, machos ou fêmeas, têm mamilos (tetinhas).

Esta é a Panda, uma cadela da raça Border Collie de 03 anos, que precisou de uma cesariana na madrugada do dia 02/07/2014, e nasceram cinco lindos filhotes: três machos e duas fêmeas:

Recuperada, foi para casa no dia seguinte para cuidar adequadamente dos seus novos bebês!

O Pet Care fica aberto 24 horas, todos os dias da semana, para socorrer o seu animalzinho sempre que for necessário!

Unidade Morumbi – 3740 2152

Unidade Pacaembu – 4305 9755

Unidade Ibirapuera – 3050 2273

Em breve uma nova Unidade Pet Care!

Artigos Relacionados
Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care.  Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso dar atenção especial ao seu melhor...

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias