Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Dieta caseira para cães e gatos

Alguns proprietários de cães e gatos preferem dar comida caseira para seus animais ao invés de ração. Outras vezes o animal está doente ou não aceita a ração. O importante é se conscientizar que quando oferecemos uma comida caseira para nossos animais não deveríamos oferecer o que comemos e sobrou de uma refeição, pois alguns animais são muito sensíveis e podem desenvolver vômito, diarreia, alergia na pele etc.

Como podemos fazer para minimizar estes efeitos indesejados?

Preparando a comida para o animal de forma balanceada, por exemplo, usando arroz integral, pois é uma fonte rica em fibras, escolhendo um tipo de proteína cozida, como carne de frango, carne de vaca, peixe. O ideal é que se escolha uma destas proteínas e use continuamente a mesma.

Legumes cozidos: Os melhores legumes seriam cenoura, abobora, beterraba, chuchu.  Também deveríamos escolher dois tipos destes sugeridos e não variarmos, usando-os sempre no preparo do alimento.

Nós sugerimos sempre que se use a carne de frango como proteína, pois tem alto valor biológico e sobrecarrega menos os rins e fígado. Podemos oferecer, uma a duas vezes por semana, ovo cozido (sem casca).

Vale lembrar que essa dieta caseira nunca terá o mesmo balanceamento que uma ração.

Para gatos, a dieta não deve ter carboidratos e ofereceríamos somente uma variedade de proteínas como carne (cozida ou mal passada), peixe (pode ser cru de boa qualidade, como: sardinha, atum, salmão), pode dar atum enlatado, frango cozido ou peru.

Procure sempre a orientação do seu veterinário, pois há algumas doenças onde vamos prescrever dietas especiais ou o uso de rações especiais.

Artigos Relacionados
Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

Meu gato está seguro? Tudo sobre FIV e FeLV!

FIV e FeLV são doenças que geram preocupação em qualquer um que ame gatinhos. É compreensível, já que elas são conhecidas por serem silenciosas, altamente transmissíveis e sem cura. Mas com informação e cuidados adequados, é possível proteger os pets saudáveis e dar...

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Como levar seu gato ao veterinário sem estresse? Dicas essenciais!

Levar o gato ao veterinário pode ser uma missão desafiadora. Muitos felinos ficam ansiosos, desconfortáveis e até resistem ao transporte, tornando o momento estressante para eles e para você. Mas sabia que existem formas de tornar essa experiência muito mais...

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Como fazer seu gato beber mais água? Dicas simples e eficazes!

Se você tem um gatinho em casa, já deve ter percebido: eles não são exatamente fãs de hidratação. Fazer o gato beber água com mais frequência é um dos grandes desafios dos tutores, já que, como você já sabe, isso é algo fundamental para manter a qualidade de vida do...

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

Vacinas para gatos: quais são as essenciais e quando aplicá-las?

As vacinas para gatos são mais do que uma rotina de cuidados: elas criam a barreira entre o seu amigo e uma série de doenças. Se você já se pegou apreciando o seu gato explorando cada cantinho da casa com curiosidade, ou se aconchegando no sofá como se não houvesse...

Mais Categorias