Hidratação, ambientes ventilados, banhos e passeios em horários apropriados são alguns cuidados que ajudam a garantir o bem-estar dos cães em dias de calor
Manter seu cãozinho hidratado é fundamental para que ele controle a temperatura corporal e fique bem, por isso refrescar cachorro no verão é essencial.
Ofereça água fresca ou até mesmo gelada. A dica é espalhar vários potes pela casa para incentivá-lo a beber. Não esqueça de trocar a água com regularidade. Quanto mais ele se hidratar, melhor!
Potes de cerâmica ou de alumínio são ideais para manter a água fresquinha por mais tempo. Você também pode colocar cubos de gelo dentro dos potes. Acredite, muitos cães vão achar superdivertido!
Durante os passeios, lembre-se de levar uma garrafinha e oferecer água com frequência. Com o calor e ainda se exercitando, seu pet certamente vai precisar. Com hidratação não se brinca.
Conheça outras dicas para refrescar cachorro
Sorvete para cachorro, pode?
Sim! Existe uma opção de sorvete para cães e gatos. Você pode congelar frutas, mas atenção porque nem todas são indicadas para os cães. Banana, amora, manga, morango e melão são permitidos.
Outra ideia é congelar alimentação úmida ou ainda caldo de frango, carne ou peixe feitos em casa.
No caso dos gatos, você pode colocar um pouco de água no sachê e levar ao congelador.
Tapetinhos gelados são um sucesso
A natureza é sábia. Quando os cães sentem calor, repare que eles procuram um local fresquinho para deitar, encostando a barriga no chão.
Hoje existem disponíveis em pet shops uma grande variedade de produtos para refrescar cachorro no verão, como almofadas e tapetinhos gelados. Até coletes já inventaram! A troca de temperatura com o objeto geladinho ajuda a aliviar o calor.
Não esqueça a ventilação
Nunca deixe seu melhor amigo em locais abafados ou com pouca corrente de ar. Você pode ligar um ventilador para ele, pois o vento ajuda a dissipar o calor.
Se tiver ar-condicionado, melhor ainda. Usado da maneira certa, em temperatura adequada, ele é um grande aliado dos pets no verão.
Algumas raças sofrem mais com o calor, seja por serem mais peludos, como é o caso do Husky Siberiano, do São Bernardo e do Chow Chow, ou por causa do focinho achatado (braquicefálico), como é o caso do Pug, do Buldogue e do Shih Tzu.
Importante: vestir roupinhas no verão, nem pensar! As vestimentas atrapalham a troca do calor do corpo com o ambiente.
Evite passear nos horários mais quentes do dia
Nos dias de muito calor, evite passeios entre às 10h e às 17h. Prefira sair de manhãzinha ou no final do dia, quando as temperaturas são mais amenas.
Procure caminhar pela sombra. Locais arborizados e com grama tornam os passeios mais agradáveis para o seu filho de quatro patas, evitando inclusive que ele queime os coxins (as almofadinhas das patas).
Antes de passear com seu cachorro, coloque sua mão no chão para testar a temperatura. Se estiver quente para você, estará quente para o seu cãozinho também.
Cachorro e água combinam
Aumentar a frequência dos banhos é uma ótima dica para refrescar os cães no calor.
Em dias quentes, vale também banho de mangueira, comprar uma piscininha inflável ou até mesmo uma bacia grande. O seu cão vai amar, só não esqueça de secá-lo bem, para evitar fungos e problemas dermatológicos.
E nadar, pode? Muito cuidado! Nem todos os cães conseguem nadar. Algumas raças possuem essa habilidade, como o Labrador e o Golden Retriever.
Outras, aprendem se ensinadas. Mas há uma terceira categoria que nem deve tentar: é o caso do Pug e Buldogue. Por terem o focinho achatado e as patas curtas, eles não têm capacidade física para isso.
Evite afogamentos providenciando um colete de flutuação para o seu cachorro e jamais o deixe na piscina (ou perto dela) sem supervisão.
Vale a pena tosar?
Depende. Você sabia que a pelagem dos cães os mantém protegidos contra os raios solares e possíveis queimaduras na pele? Além disso, o pelo funciona como um isolante térmico, tanto para absorver como para dissipar o calor.
A decisão de tosar ou não o seu pet vai depender da raça e de suas características, se ele tem pelo curto, longo ou denso, por exemplo. Existem vários tipos de tosa, de repente raspar apenas a barriguinha já ajuda bastante. Na dúvida, consulte um especialista.
De qualquer forma, não deixe de manter a pelagem do seu cachorro limpa e escovada para que a pele possa respirar.Prontinho! Agora que você já sabe como refrescar cachorro no verão, pode curtir à vontade a estação mais quente do ano. Ainda assim, se notar que seu pet está sofrendo demais com o calor, apresentando letargia, respiração ofegante em excesso, salivação, vômitos ou diarreia, procure atendimento em um hospital e centro veterinário.