Home / CÃES / Dicas para correr com seu cão

Seu cão é do estilo mais hiperativo? Tem energia de sobra para gastar? Isso te faz leva-lo para passear frequentemente? Pois é, os cães, assim como os seres humanos, precisam praticar atividades físicas para melhorar sua saúde, seu condicionamento físico e ter uma melhor qualidade de vida.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de sair com ele para praticar corrida ou algum exercício na rua. Veja abaixo algumas dicas:

– É importante reconhecer qual tipo de atividade física seu cão mais gosta de fazer e em qual local ele se sente mais a vontade para se exercitar.

– Consulte um médico veterinário para verificar se o seu pet não possui nenhum problema cardíaco ou ortopédico que o impeça de correr com você.

– Outro ponto importante para uma consulta ao veterinário é que determinadas raças são mais fortes e resistentes que outras, por isso fique sabendo antecipadamente das dificuldades que seu cão pode ter.

– Alimente-o bem antes de sair de casa.

– Comece com práticas leves e aumente a intensidade após 10 minutos.

– O tempo de caminhada ou corrida varia de acordo com as limitações do animal. No geral, a recomendação é que não se ultrapasse 30 minutos de exercícios físicos diários.

– Evite terrenos que possam vir a machucar as patas do seu cão, como pedras, por exemplo. Dê preferência para superfícies planas, gramados e areia.

– Caso opte por usar coleiras, preste atenção se ela não fica presa demais a ponto de prejudicar a respiração do animal.

– Seu cão irá sentir sede após alguns minutos se exercitando, portanto ande sempre com um potinho para depositar água para ele.

– Ao passear em parques, por exemplo, fique atento(a) a higiene do local. Leve consigo saquinhos para coletar as fezes do seu pet.

– Evite horários muito quentes. Saia com ele antes das 10h ou após as 16h.

Artigos Relacionados
Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care.  Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso dar atenção especial ao seu melhor...

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias