Home / CÃES / Dica Pet Care / Dicas para correr com seu cão

Dicas para correr com seu cão

03 / jun / 2014

Seu cão é do estilo mais hiperativo? Tem energia de sobra para gastar? Isso te faz leva-lo para passear frequentemente? Pois é, os cães, assim como os seres humanos, precisam praticar atividades físicas para melhorar sua saúde, seu condicionamento físico e ter uma melhor qualidade de vida.

No entanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de sair com ele para praticar corrida ou algum exercício na rua. Veja abaixo algumas dicas:

– É importante reconhecer qual tipo de atividade física seu cão mais gosta de fazer e em qual local ele se sente mais a vontade para se exercitar.

– Consulte um médico veterinário para verificar se o seu pet não possui nenhum problema cardíaco ou ortopédico que o impeça de correr com você.

– Outro ponto importante para uma consulta ao veterinário é que determinadas raças são mais fortes e resistentes que outras, por isso fique sabendo antecipadamente das dificuldades que seu cão pode ter.

– Alimente-o bem antes de sair de casa.

– Comece com práticas leves e aumente a intensidade após 10 minutos.

– O tempo de caminhada ou corrida varia de acordo com as limitações do animal. No geral, a recomendação é que não se ultrapasse 30 minutos de exercícios físicos diários.

– Evite terrenos que possam vir a machucar as patas do seu cão, como pedras, por exemplo. Dê preferência para superfícies planas, gramados e areia.

– Caso opte por usar coleiras, preste atenção se ela não fica presa demais a ponto de prejudicar a respiração do animal.

– Seu cão irá sentir sede após alguns minutos se exercitando, portanto ande sempre com um potinho para depositar água para ele.

– Ao passear em parques, por exemplo, fique atento(a) a higiene do local. Leve consigo saquinhos para coletar as fezes do seu pet.

– Evite horários muito quentes. Saia com ele antes das 10h ou após as 16h.

Pin It on Pinterest