Home / CÃES E GATOS / COMPORTAMENTO / Dicas e Cuidados com os cães no verão

Dicas e Cuidados com os cães no verão

10 / fev / 2014

Neste verão, devido ao calor, os animais com certeza vão sofrer muito mais do que nós, pois não conseguem suar, e a maneira de perderem calorias é encostando parte do seu corpo em superfície gelada. Por isso eles gostam de se “esparramar” no chão da cozinha ou do banheiro com as pernas de trás abertas.

Aqueles que estiverem muito ofegantes, devem ser colocados, se possível, em ambiente com ar refrigerado. O animal respira ar frio e  espira ar quente, fazendo assim a troca de calor.

Acontece que no verão, com temperaturas acima de 30 graus, esta perda é mínima. Logo, exige alguns cuidados: passear em horas frescas do dia (cedinho e a noite) e não usar nenhum tipo de coleira (corrente, enforcador) que comprima a traqueia e dificulte a respiração.

Dicas:

– Se o animal estiver muito mal, dê um banho de água fria nele e deixe-o secar a vontade.

– Água, de preferência gelada ou com pedrinhas de gelo. Afinal nós também nos refrescamos na piscina, tomamos bebidas geladas e ficamos no ar condicionado.

– Banhos em Petshop, somente com água morna fria (entre e verifique) e secador morno frio. O perigo está nesta hora, pois é muito mais rápido lavar o animal com água quente e secá-lo com ar quente, mas pode matá-lo no verão!!!

– Se for passear com seu animal no carro, NUNCA o deixe dentro do carro, se não estiver na sombra, com os vidros abertos ou com ar condicionado ligado.

Todo ano atendemos no nosso setor de emergência vários animais com hipertermia devido ao calor e infelizmente muitos destes morrem apesar de todos nossos recursos…

Pin It on Pinterest