Dia Mundial da Nutrição: Alimentação dos cães e gatos

Compartilhe

Dia Mundial da Nutrição: Alimentação dos cães e gatos 31 de março de 2020

Hoje em dia nós consideramos nossos pets como membros da família, por isso buscamos os melhores cuidados para lhes proporcionar qualidade de vida e maior longevidade. Além dos cuidados de higiene, imunização e acompanhamentos periódicos aos médicos veterinários a escolha da alimentação é muito importante.

Na hora de escolher o alimento deve se atentar as exigências nutricionais do seu animal, ou seja, buscar o alimento próprio para a espécie (canina e felina) e para as diferentes fases de vida (filhote, adulto, sênior).

Além da escolha do melhor alimento é fundamental que os forneça em quantidades adequadas. Para isso, existe a recomendação do fabricante que ajuda muito nesse momento. No entanto, existem variações individuais entre os animais, nesse caso um cálculo de caloria deve ser realizado por um nutrólogo, principalmente se deseja adicionar petiscos na alimentação. Isso porque o super consumo, isso é comer mais calorias do que seu pet está gastando com atividade física pode contribuir para o aparecimento da obesidade. E já foi estabelecido que animais obesos podem ter sua vida reduzida em até dois anos.

O tratamento para obesidade é baseado na escolha da dieta ideal, com controle de calorias e estímulo de prática de atividade física. O acompanhamento durante o período de perda de peso é fundamental. Nesse momento o nutrólogo reajustas as quantidades de alimento, avalia se a taxa de perda de peso do seu animal está correta e esclarece dúvidas.

Muitos tutores que iniciam a perda de peso dos animais seguindo recomendações dos rótulos de ração e desistem no meio do processo. Isso porque apresentam dificuldade no acompanhamento do processo e muitas vezes oferecem alimentos a mais que pode fazer com que o animal não consiga perder peso. Além disso, se a perda de peso não for realizada de forma correta o animal pode não perder o peso adequado, apresentar deficiências nutricionais e ter perda de massa muscular.

Atualmente, muitas pessoas estão buscando fornecer comida caseira para os pets, por acreditar que é uma opção mais saudável e poder cozinhar para eles como gesto de carinho. Caso você escolha alimentar seu animal com dieta caseira é fundamental que busque auxilio com especialista, pois além das variações de espécie, idade e exigências individuais. É importante que nos asseguremos que o pet está consumindo todos os nutrientes que necessita. E para isso o nutrólogo possui treinamento e conhecimento de quais alimentos são permitidos, como devem ser preparados e principalmente adicionar a suplementação correta.

A nutrição auxilia no tratamento de diversas doenças como doença renal crônica, urolitíase, câncer, obesidade, doenças endócrinas entre outras. Procurar um nutrólogo quando seu animal possui uma doença ameniza em muitos casos os sintomas e evita a progressão da doença.

O Pet Care é um hospital veterinário 24h por dia e tem especialistas em nutrição de cães e gatos. Saiba mais sobre nossos serviços na área de nutrição animal.

Gostou do conteúdo?
Compartilhe

Leia também

Ibirapuera

(11) 3050-2273

11 95023-3626

Av. República do Líbano, 270 Ibirapuera - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Ibirapuera

Morumbi

(11) 3740-2152

(11) 94468-2702

Avenida Giovanni Gronchi , 3001 Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Morumbi

Pacaembu

(11) 4305-9755

11 97450-1843

Av. Pacaembu, 1839 Pacaembu - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Pacaembu

Tatuapé

(11) 3019-2300

11 99787-1305

Rua Serra do Japi, 965 Tatuapé - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Tatuapé

Centro de Radioterapia

11 2507-4616

11 94394-6254

Rua João Avelino Pinho Mellão 321 - Morumbi - SP

Saiba maissaiba mais da unidade Centro de Radioterapia