Home / CÃES E GATOS / Dia Mundial da Nutrição: Alimentação dos cães e gatos

Hoje em dia nós consideramos nossos pets como membros da família, por isso buscamos os melhores cuidados para lhes proporcionar qualidade de vida e maior longevidade. Além dos cuidados de higiene, imunização e acompanhamentos periódicos aos médicos veterinários a escolha da alimentação é muito importante.

Na hora de escolher o alimento deve se atentar as exigências nutricionais do seu animal, ou seja, buscar o alimento próprio para a espécie (canina e felina) e para as diferentes fases de vida (filhote, adulto, sênior).

Além da escolha do melhor alimento é fundamental que os forneça em quantidades adequadas. Para isso, existe a recomendação do fabricante que ajuda muito nesse momento. No entanto, existem variações individuais entre os animais, nesse caso um cálculo de caloria deve ser realizado por um nutrólogo, principalmente se deseja adicionar petiscos na alimentação. Isso porque o super consumo, isso é comer mais calorias do que seu pet está gastando com atividade física pode contribuir para o aparecimento da obesidade. E já foi estabelecido que animais obesos podem ter sua vida reduzida em até dois anos.

O tratamento para obesidade é baseado na escolha da dieta ideal, com controle de calorias e estímulo de prática de atividade física. O acompanhamento durante o período de perda de peso é fundamental. Nesse momento o nutrólogo reajustas as quantidades de alimento, avalia se a taxa de perda de peso do seu animal está correta e esclarece dúvidas.

Muitos tutores que iniciam a perda de peso dos animais seguindo recomendações dos rótulos de ração e desistem no meio do processo. Isso porque apresentam dificuldade no acompanhamento do processo e muitas vezes oferecem alimentos a mais que pode fazer com que o animal não consiga perder peso. Além disso, se a perda de peso não for realizada de forma correta o animal pode não perder o peso adequado, apresentar deficiências nutricionais e ter perda de massa muscular.

Atualmente, muitas pessoas estão buscando fornecer comida caseira para os pets, por acreditar que é uma opção mais saudável e poder cozinhar para eles como gesto de carinho. Caso você escolha alimentar seu animal com dieta caseira é fundamental que busque auxilio com especialista, pois além das variações de espécie, idade e exigências individuais. É importante que nos asseguremos que o pet está consumindo todos os nutrientes que necessita. E para isso o nutrólogo possui treinamento e conhecimento de quais alimentos são permitidos, como devem ser preparados e principalmente adicionar a suplementação correta.

A nutrição auxilia no tratamento de diversas doenças como doença renal crônica, urolitíase, câncer, obesidade, doenças endócrinas entre outras. Procurar um nutrólogo quando seu animal possui uma doença ameniza em muitos casos os sintomas e evita a progressão da doença.

O Pet Care é um hospital veterinário 24h por dia e tem especialistas em nutrição de cães e gatos. Saiba mais sobre nossos serviços na área de nutrição animal.

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias