No post anterior, relatamos um caso de trabalho de parto, as fases do parto e o que deve ser feito se houver algum problema antes ou durante o parto. Hoje vamos falar sobre os cuidados que devem ser tomado no pós-parto em cadelas, tanto com os filhotes quanto com as novas mamães.
Geralmente a mãe já tem o instinto maternal aflorado e sabe o que fazer com seus filhotes, porém algumas cadelas apresentam comportamento estranho no pós-parto, não aceitam os filhotes ou não dão conta de cuidar deles. Os principais cuidados são com relação à amamentação, proteção contra frio e calor e estimulação para urinar e defecar. Caso seu animal não esteja tendo esses cuidados com seus filhotes, o médico veterinário deve ser procurado para orientação.
Alguns pontos são mais importantes de serem feitos e observados no pós-parto:
– Alimentação: a indicação é mudar a alimentação da mãe para ração de filhote a partir do terço final da gestação até final da amamentação. Normalmente não é necessário ter uma suplementação na alimentação e, geralmente, a cadela começa comer uma quantidade maior do que estava acostumada. Caso a mãe não alimente seu filhote adequadamente, o tutor deve fazer isso com leite apropriado a filhotes recém-nascidos que será orientado pelo veterinário.
– Atividade: a mãe ficará todo o tempo com os filhotes nas três primeiras semanas, mas ela também tem que ter seus momentos para comer e fazer as necessidades diárias normais.
– Cuidados com a glândula mamária: verifique os mamilos diariamente e limpe com água morna se tiver leite ressecado. Se houver qualquer alteração de descoloração da pele, inchaço, sensibilidade ou ferida, procure um médico veterinário para avaliação.
– Secreção vaginal: sair uma secreção de avermelhada à esverdeada da vulva é normal nos primeiros dias. Com passar das semanas essa secreção deve diminuir em volume e coloração até ficar transparente e não ocorrer mais.
– Efeitos gerais: normalmente a mãe pode sofrer perda excessiva de pelos durante o período de amamentação e também pode ocorrer uma perda de peso, porém se ela for exagerada, deve-se procurar o veterinário.
– Estro (cio): se a cadela não for castrada, após 4 a 6 meses do nascimento dos filhotes, ela entra no cio novamente. Caso deseje castrar o animal, ele deve passar em consulta com veterinário após os filhotes terem desmamado para verificar se já pode ser castrada.
– Desenvolvimento dos filhotes: os filhotes nascem com os olhos fechados e com a entrada dos ouvidos protegida, por isso são completamente dependentes do faro e dos cuidados da mãe para sobreviver. Os olhos começam a abrir com 10 a 15 dias pós-nascimento e os ouvidos com 15 dias. Nos primeiros dias de vida, os filhotes apenas se arrastam para junto da mãe. O desenvolvimento motor é rápido e os filhotes começam a engatinhar e a tentar se firmar nas 4 patas com 20 dias aproximadamente.
– Primeira visita ao veterinário: se o pós-parto estiver indo bem, os filhotes devem ir ao veterinário com 45 dias para uma consulta de filhotes e início do protocolo de vacinação.
Na consulta de filhotes no Pet Care o animal tem direito a uma avaliação e orientação geral do veterinário e, nesta consulta, também está inclusa a primeira dose da vacina e um exame de fezes (coproparasitologico).