Cuidados especiais com os pets no verão

01 / dez / 2021

No verão, devido ao calor, os animais com certeza sofrem muito mais do que nós, não conseguem suar, causando hipertermia. A maneira de perderem calor se dá de três maneiras:

Encostando parte do seu corpo em superfície gelada, por isso gostam de “esparramar” no chão da cozinha ou banheiro com as pernas de trás abertas ou gostam de nadar.

Perda de calor pela respiração: fica ofegante inspirando ar frio e expirando ar quente, fazendo assim a troca de calor. Mas em dias com temperatura acima de 28°C esta perda é mínima.

A terceira maneira de se refrescar é bebendo água, de preferência gelada.

Nesta época também aumentam as infecções por pulgas, as picadas de mosquitos e pernilongo e devemos fazer o uso de medicamentos preventivos. A leptospirose (doença transmitida pela urina de ratos) é uma infecção que pode matar seu animal, mas pode ser prevenida por vacinação.

Por isso nessa época devemos ter alguns cuidados especiais:

1 – Aumentar a quantidade disponível de água fresca e se estiver muito quente, ajude a refrescá-lo oferecendo água gelada.

2- Passeios nas horas mais amenas do dia como de manhã cedinho e início da noite.
3- Não deixe seu animal preso no carro de janelas fechadas sem ar condicionado.
4 – Se seu animal estiver muito ofegante, coloque-o na sombra e se for necessário refresque-o com um banho de água fria.
5 – Levar água sempre nos passeios.
6- Fazer o uso mensal de anti-pulgas (elas procriam mais no verão). Procure produtos seguros.
7- Vacinas devem estar em dia, principalmente leptospirose em locais de enchentes.
8 – Use protetor solar nas orelhas de animais brancos.
9 – Ofereça as refeições também nas horas mais frescas do dia.
10- Animais com pelos muito longos e que sofrem com o calor, de preferência fazer uma tosa pelo menos 2 vezes durante a esta estação.

 

Pin It on Pinterest