Home / CÃES E GATOS / Como saber se meu pet tem dor de dente?

As enfermidades na boca são frequentes em cães e gatos com mais de quatro anos, assim como para os humanos, a escovação diária, bons hábitos de higiene e consultas periódicas com dentistas, são essenciais para uma adequada saúde oral.
É importante reconhecer os sinais da dor de dente e também ficar atento às suas principais causas. O comportamento dos animais diz muito nessas situações, em alguns casos eles podem se tornar mais agressivos e em outros, mais quietos que o normal. Veja a seguir alguns sinais que podem ajudá-lo a identificar a dor de dente no seu pet:

  • Salivação excessiva (com ou sem sangue);
  • Mau hálito;
  • Dificuldade para triturar alimentos;
  • Inflamação na gengiva;
  • Esfregar a pata no focinho ou esfregar o rosto no chão;
  • Alimentar-se apenas de um lado da boca;
  • Sangue nos alimentos ou nos brinquedos;
  • Presença de placa bacteriana e tártaro;
  • Dentes quebrados, amarelados ou escuros.


Existem sinais externos à cavidade oral que também podem indicar problemas dentários, tais como: inchaço ou ferida abaixo do olho e secreção nasal em apenas um dos lados. Nos casos mais avançados o animal pode apresentar diminuição do apetite ou até inapetência, mas o fato disso não acontecer não quer dizer que ele não sinta dor e não esteja sofrendo. É importante saber que não necessariamente o seu pet apresentará todos esses sintomas, por isso, ao reparar algum deles, consulte o seu veterinário de confiança.


As raças de pequeno porte têm maior predisposição para acúmulo de tártaro e das doenças periodontais, dentre elas destacamos:

  • Yorkshire Terrier
  • Schnauzer
  • Poodle
  • Cocker Spaniel
  • Dachshund
  • Maltes
  • Spitz

Raças de porte grande ou gigante têm menos predisposição para o acúmulo de tártaro, mas costumam apresentar outros problemas dentários, como desgaste e fraturas dentárias. Se não houver escovação regularmente, também há a apresentação de periodontite e presença de tártaro, principalmente nos dentes do fundo da boca.
Gatos também sofrem com problemas orais, e apresentam algumas doenças específicas, que podem causar dor muito intensa. A gengivo-estomatite crônica acomete muitos gatos, e pode ter início em idade jovem, especialmente em raças como Maine Coon, sendo fundamental o controle de placa bacteriana para prevenção da doença. A lesão de reabsorção dentária é outra afecção comum na boca de gatos que causa dor, e o diagnóstico é realizado com o paciente anestesiado e com raio-x intra-oral, sendo primordial. Esta doença é como um tipo de cáries de gatos, embora a causa seja distinta.

Em animais adultos ou seniores, independente da raça, observamos a periodontite causada pelo acúmulo de tártaro, inflamações de gengivas, fraturas de dentes, abscessos de raiz, queda de dentes, tumores de gengiva e de lábio, pólipos de gengiva, verrugas em gengivas, fraturas de sínfise (por queda ou trauma), fraturas de mandíbula, tumores de mandíbula e maxila entre outras. Para concluir os diagnósticos acima citados, na maioria das vezes será necessário anestesia geral, exames de raio-x ou mesmo de tomografias.


Todas as unidades Pet Care contam com atendimento de especialistas em odontologia de cães e gatos. A equipe é formada por veterinários especializados e qualificados para atender qualquer tipo alteração odontológica e suas complicações.

Artigos Relacionados
Rins e dentes: uma relação mais próxima do que se imagina

Rins e dentes: uma relação mais próxima do que se imagina

Você sabia que a saúde oral do seu pet pode impactar diretamente os rins? Pode parecer surpreendente, mas problemas como o acúmulo de tártaro e a inflamação das gengivas vão muito além do mau hálito.  Quando não tratados, eles podem liberar bactérias na corrente...

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Mais Categorias