O cão se comunica conosco de várias maneiras e acredito que todos nós intuitivamente já sabemos o que ele quer.
Você consegue enumerar quantas coisas ele sabe se comunicar com você? Quando está com fome, alegre, querendo brincar, triste, com dor, ansioso, quer ir passear ou cansado e quer dormir?
Garanto ser mais de 30 tipos de comunicação que você consegue enumerar do seu pet.
Os cães se comunicam pela postura, pelo olhar, pelo latido e pela cauda e muitas vezes até pela maneira como respiram e pelo andar (caminhar) deles.
Os cães sorriem. Geralmente estão com a boca mais aberta e com os cantos dos lábios enrugados, exatamente como nós quando sorrimos e geralmente com a língua para fora, olhando diretamente para você ou ponto de interesse, mas postura relaxada.
Quando cães ficam bravos com certeza tem de olhar fixo para a pessoa ou ser que ele está querendo talvez agredir, pelos podem ficar eriçados e realizam contração dos lábios com exposição dos dentes frontais e caninos.
Quando nosso pet quer comer muitas vezes fica sentado na frente do pote de comida, pode começar a latir de um jeito diferente para aquele momento ou até mesmo carregar o pote de um lugar para outro. Outras vezes usa a patinha e fica nos arranhando pedindo comida.
E quando ele quer brincar ou passear? Pega a coleira no armário, fica latindo na frente da porta que quer sair ou tem um latido diferente te chamando?
O cachorro com dor ou que está doente fica geralmente amuado, não quer locomover-se e fica com orelhas baixas e cauda entre as pernas. Nestes casos é sempre muito importante conversar ou levar ao veterinário imediatamente.
As orelhas e a cauda são também maneiras de ele se comunicar conosco. Quando se esforça para levantar as orelhas é que está percebendo algum movimento na casa ou prestando atenção em alguma demanda tua, ou de um companheiro. A cauda abanando geralmente é sinal de felicidade e ela entre as pernas é medo ou dor.
Latem de maneira específica geralmente para diferentes momentos. Quando toca a campainha, quando querem comer, quando querem brincar ou quando estão felizes aproveitando um carinho.
Você já percebeu como ele se comunica diferente com você em cada latido, para cada momento?
O olhar é uma coisa muito especial e individual de cada cão e é o momento de maior interação nossa com eles, entendendo o que realmente querem, e simultaneamente, eles interpretam muito também nosso olhar.
Além disto, eles sabem entender muitas das nossas palavras como: chamado do nome, a palavra não, palavras de positivação, vamos comer, vamos passear etc.
Quanto maior o convívio do pet conosco, maior o entendimento dos dois lados e a comunicação fica muito rica. Você já tinha pensado sobre isto?