Home / CÃES E GATOS / Como prevenir e detectar se meu cão e gato tem leishmaniose?

A leishmaniose é um hemato protozoário que se instala em vários órgãos de cães e gatos e é transmitida pela picada de mosquito.  Ela está presente em todo Brasil mas em alguns pontos a doença é muito endêmica, isto é, temos um alto numero de cães e gatos contaminados.  O grande problema é que a leishmaniose é uma zoonose, isto quer dizer, pode ser transmitida do cão para o ser humano.

Os sintomas da leishmaniose podem ser desde lesões na pele de cães e gatos, como feridas tipo ulceras em varias partes do corpo, mais comumente em pontas de orelha e nariz. Problemas de anemia, aumento dos gânglios, problemas em vários órgãos como fígado por exemplo, febre, inapetência etc.

Meu animal viaja periodicamente, devo me preocupar?

Sim. Nas áreas do litoral e todo interior do Brasil onde temos regiões quentes e úmidas e onde há mata e mosquitos. Maior concentração da doença está no Nordeste, Centro Oeste, Sudeste. E no Estado de São Paulo está muito propagada a doença também e tende a ter menos casos no Sul do Brasil

Como saber se o meu animal está contaminado por esses parasitas?

Exame de sangue de vários tipos, exames de citologia, análise de linfonodos e de tecidos muitas vezes também são necessários para confirmação do diagnostico.

Como posso prevenir que meu pet seja contaminado com esses parasitas?

Existe medicamento oral para tratamento, mas é longo e difícil.

O melhor é prevenir com a vacinação que existe para cães, feita de início com 3 doses e intervalos de 20 dias e depois revacinar anualmente. Também recomendamos o uso de coleiras repelentes de mosquitos.

O Pet Care é um Hospital Veterinário 24h com clínicos e especialistas em várias áreas da medicina veterinária. Possui estrutura completa para exames e tratamento de diversas doenças comuns em cães e gatos. Agende uma consulta com um dos nossos veterinários.

Artigos Relacionados

Mais Categorias

Pin It on Pinterest

Posso ajudar?