Home / CÃES E GATOS / Como prevenir e detectar se meu cão e gato tem dirofilariose ?

Como prevenir e detectar se meu cão e gato tem dirofilariose ?

12 / mar / 2020

A dirofilariose é um verme que se instala no coração de cães e gatos e é transmitida pela picada de mosquito.  Ela está presente em toda região da costa brasileira, ou seja, toda a região litorânea.

Os sintomas da dirofilariose são cansaço, tosse, aumento do volume da barriga (abdômen) quando o cão já tem insuficiência cardíaca direita, anemia e até problema de pele. Em gatos é comum a presença de vômitos constantes.

Meu animal viaja periodicamente, devo me preocupar?

Sim. Nas áreas do litoral, ou seja quando viajamos para as praias, para cidades próximas ao mar, represas, cidades na serra litorânea onde há muita mata atlântica, temos um grande numero de animais positivos e o mosquito acaba sendo o transmissor da doença ao picar um animal doente e depois um sadio.

Como saber se o meu animal está contaminado por esses parasitas?

O método usado para detectar a doença mais usado é o exame de sangue. Algumas vezes utilizamos exames de imagem como o ecocardiograma onde visualizamos os vermes que são grandes e podem chegar até a 20 cm de comprimento 

Como posso prevenir que meu pet seja contaminado com esses parasitas?

Existem medicações orais e injetáveis para prevenir a Dirofilariose e que devem ser administrados mensalmente ou anualmente. O médico veterinário estabelecerá o protocolo para cada paciente. Também é recomendado o uso de coleiras repelentes pois evitam a picada do mosquito

O Pet Care é um Hospital Veterinário 24h com clínicos e especialistas em várias áreas da medicina veterinária. Possui estrutura completa para exames e tratamento de diversas doenças comuns em cães e gatos. Agende uma consulta com um dos nossos veterinários.

Pin It on Pinterest