Home / CÃES E GATOS / Como os animais enxergam os donos em chamadas de vídeo?

Cães e gatos enxergam de modo diferente dos humanos e normalmente associam os movimentos, o olfato e audição para complementar a informação da visão. Eles não veem cores vibrantes nem tem uma paleta de cores tão variável como tem as pessoas.

Os gatos particularmente são adaptados para situações de baixa luminosidade, dessa forma a luminosidade intensa das telas de écrans  de TVs e smartphones de última geração tão atraentes para as pessoas, podem não ter o mesmo efeito para os pets.

Em tempos de pandemia, as chamadas de vídeo se popularizaram para diminuir a distância entre as pessoas e aproximá-las. Mas elas funcionam também para cães e gatos? Eles são capazes de reconhecer a imagem dos donos em vídeos? E a voz, eles reconhecem?

Sim, eles podem identificar seus tutores nas telas. Provavelmente eles podem se beneficiar de telas maiores para poder identificar os seus tutores, sempre associados aos movimentos e ao som das vozes, uma vez que o olfato, tão importante para eles, não vai ser usado nesse momento.

Imagens muito complexas com várias pessoas juntas e fundos com muitas informações podem prejudicar o reconhecimento visual dos cães e gatos quando em vídeo chamadas.

Nesse caso, a voz tende a ser o principal recurso de reconhecimento. Quando os pets assistem a uma TV ou vídeo chamada, a principal diferença na visão dos cães e gatos em relação aos humanos e a perspectiva e profundidade. Eles têm diferentes percepções de profundidade e podem não identificar outro cão ou pessoa se estiver muito longe da tela.

O que percebemos dentro do Pet Care nas visitas virtuais (por vídeo chamada) aos animais internados, foi que esse recurso era muito mais importante para o tutor do que para o pet.

As pessoas se sentem mais tranquilas e confortáveis de ver o seu pet e entender que ele esteja bem, pois essa informação visual é associada a uma série de outras informações, como onde ele está, se está dormindo ou não, se está latindo ou impaciente etc.

Já para os animais entendemos que as vezes identificar o som da voz do tutor e não entender de onde está vindo, ou seja, não conseguir encontrar o seu tutor pode sim causar uma certa ansiedade e frustração.

Tudo depende do contexto de onde o pet se encontra. Se ele estiver sozinho isso pode ser ruim. Se ele estiver com outros membros da família talvez ele não se sinta tão frustrado assim, pois tem outras pessoas que conhece e que se identifica por perto. Isso tem que ser avaliado caso a caso.

Sempre que notar comportamentos estranhos em seu pet procure ajuda do médico veterinário.

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias