Home / CÃES E GATOS / Como medicar o animal: cachorro ou gato doente?

Muitos tutores tem dificuldades para medicar os cães e gatos. Por isso, temos algumas dicas que podem ajudar na hora de dar remédio para seu pet.

Comprimidos ou cápsulas:

A maioria destes medicamentos devem ser administrados inteiros, a não ser que o comprimido tenha uma ranhura. Se o comprimido não for palatável temos que colocar o medicamento no fundo da boca do pet, quase na “encurvatura” da garganta. Pode ser administrado junto com alimento para ficar mais fácil (requeijão, salsicha de peru, peito de peru fatiado ou outro alimento muito palatável e que não faça indicado pelo seu veterinário). Podemos colocar dentro de biscoitos próprios para administração de medicamentos a venda nos petshops. Os medicamentos veterinários normalmente são palatáveis e melhor aceitos pelo cão e gatos se comparado com medicamentos humanos.

Xaropes:

Podem ser oferecidos e dosados em seringas e colocados no canto da boca (parte interna da bochecha). Quando não palatáveis podem ser misturados a algum alimento.

Formas de biscoitos ou comprimidos palatáveis: fáceis de oferecer ao animal que os comem espontaneamente.

Pomadas oftálmicas:

Puxe a pálpebra inferior para baixo e deposite lá o colírio em pomada, massageando a pálpebra após.

Colírios:

Pingar uma gota em ambos os olhos ou conforme instrução veterinária.

Pomadas nos ouvidos:

O ouvido do cão é diferente do nosso.  Ele tem o formato da letra “L” e por isso as pomadas vem em frascos com uma ponteira comprida para alcançar o fundo do ouvido.  A ponteira deve ser inserida dentro do canal auditivo.O Médico Veterinário pode te orientar como fazer isso em casa.

Aplicações subcutâneas:
Muitas vezes somos obrigados a aprender a fazer aplicações embaixo da pele, principalmente para aqueles animais com tratamento crônico, como cães diabéticos que recebem injeções diárias e animais alérgicos que recebem vacinas semanais ou pets que não aceitam medicação oral. Nesse caso, o médico veterinário irá orientá-lo como fazer a aplicação.

Sempre que tiver dificuldades em aplicar qualquer medicamento converse com o médico veterinário para que ele possa auxiliá-lo corretamente.

https://www.instagram.com/tv/CFK-7FYp7QG/?utm_source=ig_web_copy_link

O Pet Care é um hospital 24horas e está sempre pronto para atender. 

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias