Home / CÃES E GATOS / Como cuidar da alimentação de cães e gatos durante a quarentena?

Existem várias dicas de cuidados que podemos adotar com nossos cães e gatos.

Aproveitando essa época de quarentena, e que estamos mais em casa, temos mais tempo de observar nossos pets. Por isso, vamos ensinar diariamente  alguns cuidados extras que podemos ter com nossos animais.

Hoje vamos falar da alimentação de cães nesses dias da quarentena. Temos duas situações:

–  Estamos ficando mais em casa, não saímos para passear com o pet tantas vezes, ou fazemos passeios mais curtos.

– A outra opção é que estamos com mais tempo disponível e  saindo mais vezes  para passear do que anteriormente.

Por isso, precisamos pensar em qual é a quantidade correta de alimento para dar para ao nosso cão sem mudar o alimento com o qual ele está acostumado.

Vale lembrar, que eles devem comer a quantidade de caloria que gastam. Se os passeios estão mais curtos, corte a quantidade de alimento entre 10% a 15% para um cachorro que está com o peso adequado. Para cães obesos, corte a quantidade de ração entre 15% a 20%, pois estão passeando menos e precisam perder peso.

Uma dica é pesar ou separar em um copo medida, a quantidade de ração ofertada diariamente, e assim fazer a redução.   Estabelecendo a nova quantidade de ração, o ideal seria dividir em três porções e oferecer a comida três vezes ao dia.

Para os cães que estão se exercitando mais agora, não aumente a quantidade de ração, a não ser que estejam perdendo muito peso e estejam muito magros.

Sabemos que cães com 15% de peso a menos que o ideal, vivem mais, então é melhor eles ficaram em forma e um pouco mais  magros.  Nesse caso, podemos oferecer alguns petiscos durante o dia.

Geralmente os pets ficam pedindo comida justamente na hora das nossas refeições, e como estamos mais tempo em casa a dica é: alimentá-los 3 vezes ao dia e no horário que estamos comendo.

No caso dos gatos, a alimentação continua normal, mas para aqueles que ficam muito tempo fora de casa ou tem gato gordinho: aproveite agora que está “quarentenado” para ajudá-lo a exercitar mais.

Promova brincadeiras com bolas de papel, penduricalhos, mude de local de trabalho várias vezes ao dia, assim se movimentam mais  ao segui-lo. As tigelas de comidas e água devem ser colocadas em local separado da casa.

Caso seu cão ou gato esteja muito obeso, aconselhamos procurar orientação veterinária, sim na quarentena!

Você com tempo em casa conseguirá com certeza estabelecer novo programa de alimentação e exercícios para deixar o seu pet  mais saudável.

 

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias