Com a chegada do verão, o número de insetos aumenta, seja na praia, no campo ou nas cidades. Por isso, nessa época do ano, precisamos nos proteger e proteger nossos animais, pois os mosquitos também transmitem doenças como: Leishmaniose e Dirofilariose (verme do coração). São as duas mais temidas.
⠀
A Leishmaniose é transmitida pelo chamado mosquito-palha. Há casos assintomáticos, mas seus sintomas variam entre lesões na pele, perda de pelos no focinho, nas orelhas e na região dos olhos, perda de peso, vômitos e anemia. Já a Dirofilariose é uma doença silenciosa e lesa o coração. Seu tratamento não é simples e nem sempre dá resultado. Por isso, devemos investir em medicamentos preventivos.
⠀
Além das doenças, a picada dos mosquitos também pode desencadear um processo alérgico em muitos cães e resultar em inchaço ao redor dos olhos, focinho e orelhas, além de infecções na pele causadas pela intensa coceira.
⠀
Portanto, para evitar os insetos, o uso de coleiras repelentes (indicadas sempre por um médico veterinário), a aplicação de vacina contra a Leishmaniose e o tratamento preventivo para a Dirofilariose (Pro-heart) são as formas de prevenção mais eficazes. Vale também manter a casa sempre limpa, acabar com os focos de água parada e instalar telas nas janelas para impedir que eles entrem.

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?
Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care. Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...