Home / CÃES / Doenças / Colesterol e triglicérides elevados: Cuidado

Colesterol e triglicérides elevados: Cuidado

07 / out / 2014

Assim como na medicina humana, altos valores de colesterol em cães e gatos devem ser monitorados e controlados.

Em cães, essa alteração pode ser bastante comum e indicativa de algumas doenças como Diabetes, Hipotireoidismo, Hiperlipidemia ou mesmo obesidade e hábitos alimentares inadequados. O aumento do Triglicérides geralmente também ocorre na presença dessas patologias (doenças).

Diferente do homem, o infarto do miocárdio não seria uma complicação dos níveis altos de colesterol e triglicérides, mas outras alterações circulatórias importantes podem ocorrer se esses níveis estiveram muito altos.

Pancreatite, AVCs, derrames, hipertensão, convulsões, doenças hepáticas e nos rins, além de trombos (trombose) são os achados mais comuns quando o animal tem níveis altos de colesterol e triglicérides.

Algumas raças são mais propensas a desenvolverem essas alterações metabólicas e o Schnauzer, talvez, seja a mais comum delas.

Exames periódicos de dosagem sanguínea de Colesterol e Triglicérides devem ser realizadas regularmente, principalmente em animais dessa raça e/ou em animais mais velhos e obesos.

Muitas vezes somente uma mudança na dieta pode controlar esses altos níveis, porém em outras vezes, ou em outros pacientes, o uso de medicamentos se faz necessário.

Hoje em dia esse problema é bastante comum, pois a maioria dos animais come ração de boa qualidade, só que geralmente mais calórica e não fazem tanto exercícios como antigamente. Pode se dizer que a obesidade e suas complicações são um grande problema para os donos de cães e gatos.

Para maiores informações entre me contato com o Pet Care. Se essas alterações forem descobertas precocemente, os riscos dos animais desenvolverem essas doenças diminui consideravelmente.

Pin It on Pinterest