O chocolate é a paixão de muita gente e também pode ser o objeto de desejo de muitos cães. O que eles não sabem – e muita gente também não – é que o chocolate é altamente tóxico para os cães, podendo inclusive matá-los. Nessa época do ano, a presença de um chocolate esquecido sobre a mesa ou mesmo alguns pedaços oferecidos ingenuamente aos cães podem causar intoxicação.
O chocolate é muito atraente aos cães, porém alguns de seus componentes como a teobromina podem intoxicá-los, além de poder causar diarreia e vômitos mesmo se quantidade ingerida for pequena.
A quantidade de teobromina varia de acordo com o tipo de chocolate. Os chocolates brancos não oferecem tanto risco de intoxicação para os cães. Quanto mais escuro, “puro e concentrado” for o chocolate, mais teobromina possui e consequentemente maior o risco de intoxicação.
Veja abaixo a quantidade necessária dos diferentes chocolates para causar intoxicação para o peso do seu cão:
Outra particularidade da teobromina é a sua meia vida, ou seja, o tempo que fica agindo no sangue do animal. Ela pode ficar no organismo do cão por até 6 dias.
A intoxicação causa excitação, pressão alta, arritmias, tremores e o animal fica ofegante e pode convulsionar.
O seu pet pode começar a apresentar vômito, diarreia, passa a beber muita água, febre, hemorragia que podem ser letais se não tratadas a tempo.
Infelizmente não existe antídoto para a intoxicação com teobrominas e então deve-se tratar os sintomas apresentados. É uma emergência médica.