Com a chegada do inverno, surge a preocupação com o bem-estar dos nossos filhos de quatro patas. Será que os cachorros precisam de roupa no frio?
Algumas pessoas argumentam que os cães não têm essa necessidade, já que o inverno no Brasil não costuma ser rigoroso e a pelagem deles é suficiente para suportar as baixas temperaturas.
No entanto, alguns cachorros podem sentir mais frio, como aqueles que vivem em áreas externas, são doentes, idosos ou de porte pequeno. Nesses casos, não há por que não proporcionar esse conforto extra, além de que as roupinhas os deixam muito estilosos!
Cachorro precisa de roupa no inverno?
Segundo a Dra. Luiza Cervenka, especialista em comportamento animal, todos os cães podem usar roupa, porém é importante avaliar se ela é realmente necessária, considerando as características individuais do cão e o seu comportamento.
Existem cães que adoram usar roupinhas e até ficam animados quando as vêem. Outros, podem não gostar nem um pouco, provavelmente porque não foram acostumados corretamente ou desde cedo.
Então, como posso acostumar meu pet a usar roupinha?
A primeira roupa para cachorro deve ser do tipo “capa”, que você coloca por cima dele e fecha na barriga e no pescoço com velcro. Dessa forma, não será necessário passar a roupa pela cabeça ou pelas patas, facilitando a adaptação.
Ao colocar a roupinha, faça uma associação positiva, elogiando, oferecendo petiscos, brinquedos ou levando seu cachorro para passear. No entanto, se seu pet demonstrar desconforto ou resistência, retire a roupinha imediatamente.
É errado vestir a roupa e deixar o pet se virar sozinho. O processo de adaptação muitas vezes é gradual.
Quando devo agasalhar meu cachorro?
Você pode agasalhar seu pet quando as temperaturas diminuírem. Mas existem alguns cachorros que pedem por um aquecimento maior no inverno, já que eles podem sentir mais o frio. São eles:
- Cães de pequeno porte, como Chihuahua, Pinscher e Yorkshire;
- Cães idosos, que geralmente possuem uma pelagem mais escassa e podem ter dificuldade em regular a temperatura do corpo;
- Cães doentes ou convalescentes, que podem ter uma redução na capacidade de manter a temperatura corporal;
- Cães com pelagem curta ou menos densa, de uma maneira geral.
A médica-veterinária Dra. Carla Berl ressalta que o uso de roupinhas em cães com pelos longos, como o Maltês, Yorkshire, Poodle e Cocker Spaniels, deve ser feito com cuidado, pois elas podem causar embolamento dos pelos, tornando difícil a remoção dos nós.
Duas dicas para quem tem cães de pelo longo são: escovar o pelo uma ou duas vezes ao dia e optar por roupinhas tipo capa, que não embaraçam tanto o pelo.
Cães de raças adaptadas a climas frios, como Husky Siberiano, São Bernardo e Malamute do Alasca, geralmente possuem uma pelagem densa e são capazes de lidar com o inverno sem a necessidade de roupas. Colocar roupas nesses cães pode causar desconforto e aumentar a temperatura do corpo.
Na dúvida, é sempre recomendado consultar um veterinário para determinar se o seu cão realmente precisa de roupinhas.
Que tipo de roupa de frio para cachorro devo comprar?
Existem muitas opções de roupa para cachorro, desde aquelas que realmente aquecem até as fantasias. É importante escolher roupas adequadas ao tamanho do seu cão, que sejam confortáveis e permitam que ele se movimente livremente. Os cães devem conseguir andar, correr, saltar e brincar normalmente usando as roupas.
Se possível, leve seu cão à loja para experimentar a roupinha antes de comprá-la, dessa forma você poderá acertar o tamanho e verificar se ele se sente à vontade. Ter mais de uma roupinha é recomendado, assim, enquanto uma estiver sendo lavada, a outra poderá ser usada.
Quais os cuidados com as roupas para cachorro?
Prefira roupas de frio para cachorro feitas com tecidos fáceis de lavar e secar, como o fleece, a malha de algodão e a flanela. Vista seu pet apenas com roupas limpas e secas, para evitar o surgimento de fungos e outras doenças de pele.
Importante: seu animalzinho não deve usar a roupa o tempo todo. Além do risco de hipertermia e desconforto, dependendo do material, ainda pode ocorrer problemas na pelagem do cachorro com o uso das roupinhas. Isso porque o pelo pode ficar embolado e dificultar os cuidados com o seu melhor amigo.
É possível que meu cachorro tenha alergia à roupa?
Sim, principalmente quando surgem fungos e outras doenças de pele por causa de roupas não limpas ou não secas adequadamente.
Para evitar que isso ocorra, prefira roupas feitas com tecidos fáceis de lavar e secar, como o fleece, a malha de algodão e a flanela. As roupas estilo “capa” são mais fáceis de vestir, principalmente se o pet não estiver habituado. Se o seu cão tem pelo longo, não esqueça de escová-lo diariamente para evitar o embolamento dos pelos.
E se meu cão não aceitar usar roupinha?
Se, mesmo com o treinamento e reforço positivo, seu cão continuar desconfortável ou resistente ao uso de roupinha, é melhor deixá-lo sem ela. Até porque existem outras maneiras de esquentar o cachorro no frio.
Como aquecer o cachorro no inverno?
No inverno, procure mantê-lo em um ambiente mais quente, longe do vento e da chuva. Isso ajudará também a evitar que seu cachorro tenha alguma doença de inverno.
Além disso, crie um cantinho aconchegante para ele, com uma cama quentinha (ou uma casinha, se ele vive em área externa e cobertas). Assim, se ele quiser se aquecer, poderá se acomodar embaixo delas.
Como saber se o cão está com frio?
Quando sentem frio, os cães tendem a ficar mais encolhidos e tremendo e até com os pelos eriçados. Eles procuram se deitar ao sol ou embaixo das cobertas e, se tiver mais um cãozinho em casa, podem se procurar para dormirem juntos.
Portanto, caso note esses sinais, pode ser que seja uma boa ideia colocar uma roupinha no seu animal.
Se ainda restarem dúvidas sobre o assunto, consulte um veterinário. Dessa forma, você garante que seu pet passará o inverno quentinho, confortável e com saúde.
Agora que você já leu se o seu cachorro precisa de roupa, aproveite para saber também sobre os cuidados no frio para cães que dormem fora de casa. Alguns pontos, como o material utilizado nas casinhas, é de extrema importância para manter o seu pet aquecido. Confira outros e cuide da saúde do seu animal!
Fontes:
– Dra. Luiza Cervenka, especialista em comportamento animal
– Dra. Carla Berl, médica-veterinária e fundadora da Rede de Hospitais veterinários Pet Care
– One Health