Produzido em parceria com a Dra. Karin Rinaldi, médica veterinária cirurgiã e oncologista, coordenadora do setor de Cirurgia Geral do Pet Care.
A castração de cachorro macho é um procedimento comum e, ao mesmo tempo, muito debatido na medicina veterinária. A cirurgia é pouco invasiva e pode trazer benefícios importantes para os cães, incluindo a prevenção de algumas doenças no aparelho reprodutivo.
Contudo, alguns mitos ainda cercam a operação. Por exemplo, ao contrário do que muitos pensam, ela não evita o eventual desenvolvimento do câncer de próstata. Então, será que vale a pena castrar o seu cachorro? Se sim, quando fazer isso? O que esperar em relação a alterações no comportamento do pet?
Essas são algumas das dúvidas comuns que responderemos ao longo deste post. Continue lendo para saber tudo o que envolve a castração, desde o pré-operatório até os efeitos a longo prazo na qualidade de vida do seu melhor amigo.
O que é a castração de cachorro macho?
A castração de cachorro macho é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção dos testículos, também conhecido como orquiectomia. O objetivo principal da cirurgia é evitar a reprodução, mas ela também previne o desenvolvimento de problemas como a hiperplasia prostática e os tumores testiculares.
É uma operação programada, que deve ser realizada após avaliação clínica e exames pré-anestésicos. Embora relativamente simples e rápida, a castração exige cuidados e uma estrutura hospitalar completa para minimizar riscos.
Dúvidas comuns sobre a castração
Se você está pensando em castrar seu cachorro, é natural que tenha algumas dúvidas. Para responder às mais comuns, convidamos a Dra. Karin Rinaldi, médica veterinária e coordenadora do setor de cirurgia geral do Pet Care. Confira as respostas abaixo!
A castração muda o comportamento do cachorro?
“A mudança que pode acontecer está ligada aos hormônios sexuais, mais especificamente à redução deles. Então, o macho pode ficar menos ansioso na presença de uma fêmea não castrada. Além disso, eles, normalmente, param de urinar em pequenas quantidades pela casa, que é um comportamento ligado à marcação de território.”
Qual é a melhor idade para castrar?
“No geral, o ideal é castrar o pet após ele completar 1 ano de vida. Para cães de raça gigante, é recomendado esperar até 1 ano e meio. Fazemos isso para garantir que, no momento da castração, eles já estejam na idade adulta e tenham alcançado o limite de seu desenvolvimento.”
A castração é dolorosa?
“O procedimento é minimamente doloroso. Geralmente, os cachorros vão para a casa algumas horas após a cirurgia e se recuperam com muita tranquilidade.”
Como é o pré e o pós-operatório?
“No pré-operatório, é necessário realizar exames de sangue e cardíacos para avaliar os riscos da anestesia geral, que, para essa cirurgia, é muito rápida.
No pós-operatório, é importante garantir o repouso correto. Como eles não entendem que fizeram uma cirurgia, os familiares devem cuidar para que eles não aprontem.
Nos primeiros 3 dias, é importante evitar passeios longos e movimentos bruscos, como subir e descer da cama. Eles vão ganhando mais liberdade aos poucos, até a retirada dos pontos, que ocorre após 7 dias.”
Quais são os benefícios da castração?
“Além de evitar a procriação, a principal vantagem da castração de cães é a possibilidade de um pet menos ansioso e agressivo.”
Castrar ou não castrar seu cachorro?
Como você viu, castrar o seu cachorro é uma decisão que pode trazer diversos benefícios, tanto para a saúde, quanto para o comportamento do pet.
No geral, o procedimento é altamente recomendado, especialmente por ser de baixo risco e por prevenir condições que prejudicam a saúde e qualidade de vida do cachorro.
No entanto, é importante desmistificar algumas crenças. Como a castração de fêmeas previne o câncer de mama em cadelas e gatas, muitas pessoas pensam que o procedimento realizado em machos previne o câncer de próstata. Isso não é verdade, já que a doença não está diretamente ligada aos hormônios.
Para preveni-la, é fundamental realizar check-ups frequentes para monitorar a saúde geral do pet.
Estudos mais recentes também indicam que cães castrados podem ter maior predisposição a problemas ósseos e articulares, especialmente em raças de grande porte. No entanto, esses riscos não são absolutos e variam de acordo com fatores como genética e estilo de vida.
Por conta de todos esses aspectos, a decisão de castrar deve sempre ser feita com o acompanhamento de um médico veterinário, que pode avaliar as condições individuais do cão e orientar sobre o melhor momento para realizar o procedimento.
A castração no Pet Care
Todas as unidades do Pet Care oferecem a cirurgia de castração, tanto em machos, quanto em fêmeas. A estrutura hospitalar, combinada a uma equipe multidisciplinar e cuidadosa, cria as condições ideais para um procedimento mais seguro, desde os exames pré-operatórios até a recuperação do seu melhor amigo.
Quer saber mais sobre como funciona a castração em nossas unidades? Assista ao vídeo abaixo e acompanhe o ator e apresentador Maicon Santini levando sua gatinha para castrar.
No Pet Care, a castração é feita com todos os cuidados necessários para reduzir riscos e proporcionar saúde e qualidade de vida para o seu amigo. Agende agora mesmo!!
Karin Rinaldi Santos Batista
CRMV – 34747
Médica Veterinária Especializada em Cirurgia Geral e Oncologia
Coordenadora do setor de Cirurgia Geral do Pet Care