Home / CÃES / Cachorro Lambendo As Patas: O Que Pode Ser E Como Tratar?

Ter um cachorro lambendo as patas com frequência pode ser um sinal de alerta! Provavelmente, tem alguma coisa errada com ele. As lambidas frequentes podem significar algum incômodo físico ou problemas emocionais. Em ambos os casos, o acompanhamento veterinário é fundamental para devolver o bem-estar ao seu melhor amigo. Mas, há outros motivos que podem estimular esse comportamento.

Confira mais informações a seguir!

Cachorro lambendo as patas: o que pode ser e o que fazer para acabar com isso?

Para você que tem um cachorro lambendo as patas, saiba quais podem ser os motivos e o que fazer para acabar com a lambedura excessiva. 

Sujeira 

Ao notar o comportamento, a primeira coisa que você deve fazer é examinar as patinhas do seu cachorro. Ao pisar, ele se incomoda? Ele lambe também as almofadinhas das patas? 

Pode ser que tenha algo machucando, como uma pedrinha, uma farpa ou até mesmo um caco de vidro. Se for isso, uma boa limpeza e talvez um curativo simples devem resolver o problema do cachorro lambendo as patas.

Queimaduras 

Passear com os cães nas horas mais quentes do dia pode causar queimaduras nas patinhas.

Verifique se não foi esse o caso e lembre-se de passear com o seu melhor amigo apenas nas horas frescas do dia, de manhã cedinho e ao anoitecer. 

Se estiver em dúvida sobre a temperatura, coloque a palma da mão no chão antes do passeio. Se estiver quente pra você, certamente estará quente para ele! 

Outra queimadura comum em cães é a provocada por agentes químicos, como a creolina ou o cloro, quando usados para lavar o chão. Não deixar o cachorro pisar no chão molhado quando usar esses produtos, que podem ser altamente tóxicos para eles, é um cuidado a ser tomado. 

Parasitas ou alergias

Pulgas nos cães, carrapatos e fungos podem causar coceira, o que faz com que o cachorro fique lambendo as patas. 

Mas, além de se lamber, o seu cachorro dá mordidinhas nas patas? Fique atento, pois pode ser, inclusive, dermatite alérgica, causada por alimentos, por alergia a produtos de limpeza da casa ou até grama. 

Mantenha sempre limpo e seco o local onde seu pet dorme e circula. Não se esqueça de aplicar antipulgas e carrapatos com regularidade e consulte um veterinário para que ele institua o tratamento adequado para resolver o problema. 

Tristeza, ansiedade e estresse 

Seu cachorro pode ter desenvolvido a mania de lamber as patinhas por uma questão emocional. Será que ele fica muito tempo sozinho? Ele tem espaço suficiente? Não está se exercitando e tem muita energia pra gastar? 

Sabe quando você está balançando as pernas preocupado com alguma coisa ou quando rói as unhas de nervoso? Lamber as patinhas pode ser algo parecido para eles, uma vez que os cães também externalizam suas emoções. 

Seu cãozinho precisa de estímulos físicos e mentais, por isso procure passar mais tempo com ele. Dê carinho, atenção, brinque de jogar bolinha e saia para passear ao ar livre. 

A atividade física é fundamental para a qualidade de vida de todos os seres. Além disso, procure enriquecer a sua casa com brinquedos interativos. Brinquedos mordedores são ótimos porque os pets canalizam a tensão neles. Compre brinquedos de formatos e texturas diferentes, mesmo que seu cão os destrua rapidinho. 

Depois que ele se acostumar a lamber as patinhas, pode ser difícil parar com esse hábito.

Importante: se for comprar um ossinho de roer, escolha um que não solte fragmentos. Ossos que soltam pedaços podem levar a engasgos, lesões e até à morte. 

Agora que você conhece as principais causas de cachorro lambendo as patas, fique atento. Em caso de dúvidas ou se precisar de atendimento, consulte um veterinário. Só um profissional poderá indicar o tratamento adequado para o seu cão. Quem ama, cuida! Conte com o Pet Care para cuidar da saúde do seu melhor amigo.

Artigos Relacionados

Mais Categorias