Cães e gatos não pegam gripe de seres humanos e nem transmitem a gripe deles quando estão doentes. Um cão transmite gripe para outro cão se este não for vacinado. As vacinações contra Parainfluenza Canina (tosse dos canis) e Bordetella devem ser anuais.
O gato, da mesma maneira, só pega gripe se for transmitida por outro gato. Existe também vacinação para prevenir a doença. No gato, chamamos a doença de complexo respiratório felino, pois pode ser causada por vários agentes e atinge, além dos olhos, todo o trato respiratório. A vacina é contra Rinotraqueite, Calicivirus e Clamídia.
Essas doenças tem incidência maior no outono e inverno, mas se for um filhote e estiver em um local contaminado, pegarão essas doenças facilmente. O problema é que filhotes são muito suscetíveis e mais difíceis de serem tratados.
Em alguns casos, principalmente em gatos, o problema pode se tornar crônico e de difícil tratamento.
A vacinação deverá ser feita anualmente e, em caso do cão ou gato apresentar o sintoma de gripe, este não deve ser vacinado. O tratamento deve ser feito a base de antibióticos, inalação, fisioterapia respiratória em caso de pneumonia e, muitas vezes, o animal fica muito doente e tem que ser internado.
O Hospital Veterinário PET CARE tem todos os recursos para diagnóstico e tratamento dos cães e gatos com gripe.