A atopia ou dermatite atópica é uma alergia a substâncias que são normalmente inócuas ao organismo, como pólens, bolores, ácaros de poeira doméstica e outras. Por ser uma doença crônica e de difícil controle, muitas vezes os donos destes cães se mostram frustrados, portanto, durante a consulta, necessitamos de bastante conversa para esclarecer certos pontos e, de comum acordo, estipularmos qual é a melhor linha de conduta para o animal.
A dermatite atópica é a alergia cutânea mais frequente em cães. Os sintomas se iniciam, sobretudo, em animais de 1 a 3 anos de idade. A principal manifestação clínica desta enfermidade é o prurido, precedendo inclusive as lesões de pele. Os locais mais acometidos são a face, os membros, axilas e “virilha“.
As otites também são muito frequentes, podendo ser o único sintoma do animal com esta doença. As raças mais acometidas são o Poodle, Lhasa Apso, Shih tzu, Golden Retriever, Labrador e Terriers de um modo geral.
Para o diagnóstico, é necessário que se descarte inicialmente a alergia por picadas de ectoparasitas (como pulgas ou carrapatos) através do uso frequente de produtos antipulgas e também a alergia por alimentos (como carne bovina ou frango).
Para eliminarmos a possibilidade do animal ser alérgico a algum tipo de alimento, devemos fazer uma minuciosa pesquisa dos alimentos já ingeridos pelo cão e então escolhermos uma dieta, preferencialmente caseira, com base nestes ingredientes. A dieta deve ser administrada por 45 a 60 dias, sendo que aqueles “petiscos caninos” não devem ser administrados durante o período de dieta.
Feito o diagnóstico de atopia, pela exclusão dos alimentos e das picadas de pulgas ou carrapatos, há várias formas de se conseguir o controle da doença, com medicamentos orais, banhos frequentes ou vacinas hipoalergênicas.
Os medicamentos orais mais conhecidos para o controle desta doença são os glicocorticóides, mas há outras opções de medicamentos com efeitos colaterais mais brandos que a cortisona. Pode usar os anti-histamínicos como a cetirizina ou o hidroxizine. Também podemos utilizar medicações imunomoduladoras como a ciclosporina e o tacrolimus.
Os banhos são parte essencial no tratamento, pois ajudam a hidratar a pele e remover alérgenos. Vale lembrar que a pele dos animais atópicos tende a ser mais ressecada que a dos demais cães.
Assim, o nível de coceira nestes animais pode sim diminuir, o que leva a uma grande melhora na qualidade de vida do cãozinho e, por consequência, de seus donos também.
Olá! Eu tenho uma lhasa apso, a Pucca, de 1 ano, e ela está com dermatite úmida. Seria a mesma coisa que a dermatite atopica?
tenho um rottiwailer de cinco anos esta com dermatite causada pelas pulgas,estou tratando deeliminar as pulgas,já levei meu ao veterinario tratei com antibioticos que não obtive resultados agora estou sem condições de leva-lo ao veterinario novamente me ajude a salvar meu cão ,que medicamento posso utilisar?
Para controle de pulgas recomendamos dedetiZar o ambiente (procurar um serviço especializado) e usar produtos antipulgas no animal, como frontline, capstar, practic, max 3 , advantage, program, revolutiom entre poutros. Tpodos essse medicamentos devem ser usados sob prescrição e orientação do médico veterinario, pois pode ser tóxico e deve ser usado de acordo com a idade peso do animal. O antibiótico somente é usado para as possíveis infecções causadas pelas picadas e coceiras causadas pela pulga.ELE NÃO MATA PULGAS.