Home / CÃES / Casos Clínicos / Atendimento emergencial: Fratura exposta e lesões nas patas dianteiras

Já falamos aqui no blog sobre os cuidados que temos que ter com os animais nas festas de fim de ano com relação à alimentação, fogos de artifício, entre outros. Provavelmente muitos animais sofreram com os fogos de artifício, por isso hoje vamos falar sobre a Fiorella, uma cadela que foi atendida na madrugada de Ano Novo.

Ela é uma SRD (Sem Raça Definida) de aproximadamente cinco anos que ficou sozinha em casa durante a virada de ano. Quando seus tutores voltaram para casa, não a encontraram e perceberam que a tela de proteção da sacada estava roída, concluindo que ela caiu da sacada por ali.

O medo dela foi tanto que ela chegou a fugir para rua e ficar sozinha até que seus donos a encontrassem. Os tutores observaram que ela tinha lesões nas patas e a levaram para atendimento emergencial no Pet Care Morumbi.

A Fiorella chegou ao atendimento emergencial apresentando fratura exposta da pata dianteira esquerda e algumas outras lesões mais leves que também foram tratadas posteriormente. Após estabilização do quadro, ela permaneceu internada para acompanhamento, realização de exames de Raio-X, exames de sangue e avaliação do veterinário ortopedista.

No RX pode-se observar Fratura Radio Cárpica (Figura 1) e Luxação Escápulo Umeral (Figura 2). O animal foi submetido a uma cirurgia ortopédica e, após término da cirurgia, o membro ficou estabilizado conforme ilustrado abaixo (figura 3).

Figura 1 – Fratura rádio cárpica

Figura 2 – Luxação Escápulo Umeral

Figura 3 – Fratura estabilizada pós-cirurgia ortopédica com fixador externo

Após 24 horas da alta da internação, o animal retorno ao hospital para reavaliação e primeiro curativo do fixador externo. A Fiorella estava bem, tomando as medicações prescritas e se recuperando desse acidente tão grave causado provavelmente pelos fogos de artifício. A expectativa é que ela fique por volta de 30-45 dias com esse fixador externo, depois ele será retirado.

A Fiorella ainda tem um longo caminho para sua completa recuperação, mas com certeza ela está indo muito bem. Estamos torcendo e trabalhando por sua total recuperação.

Artigos Relacionados
Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Dermatite atópica em cães: como identificar, tratar e prevenir?

Produzido em parceria com o Dr. Leandro Haroutune Hassesian Galati, médico veterinário dermatologista do Pet Care.  Coceira constante, vermelhidão e lesões: a dermatite em cachorro é uma doença que compromete a saúde e a qualidade de vida dos nossos pets. ...

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso dar atenção especial ao seu melhor...

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias