Home / CÃES / Casos Clínicos / Atendimento emergencial: Fratura exposta e lesões nas patas dianteiras

Já falamos aqui no blog sobre os cuidados que temos que ter com os animais nas festas de fim de ano com relação à alimentação, fogos de artifício, entre outros. Provavelmente muitos animais sofreram com os fogos de artifício, por isso hoje vamos falar sobre a Fiorella, uma cadela que foi atendida na madrugada de Ano Novo.

Ela é uma SRD (Sem Raça Definida) de aproximadamente cinco anos que ficou sozinha em casa durante a virada de ano. Quando seus tutores voltaram para casa, não a encontraram e perceberam que a tela de proteção da sacada estava roída, concluindo que ela caiu da sacada por ali.

O medo dela foi tanto que ela chegou a fugir para rua e ficar sozinha até que seus donos a encontrassem. Os tutores observaram que ela tinha lesões nas patas e a levaram para atendimento emergencial no Pet Care Morumbi.

A Fiorella chegou ao atendimento emergencial apresentando fratura exposta da pata dianteira esquerda e algumas outras lesões mais leves que também foram tratadas posteriormente. Após estabilização do quadro, ela permaneceu internada para acompanhamento, realização de exames de Raio-X, exames de sangue e avaliação do veterinário ortopedista.

No RX pode-se observar Fratura Radio Cárpica (Figura 1) e Luxação Escápulo Umeral (Figura 2). O animal foi submetido a uma cirurgia ortopédica e, após término da cirurgia, o membro ficou estabilizado conforme ilustrado abaixo (figura 3).

Figura 1 – Fratura rádio cárpica

Figura 2 – Luxação Escápulo Umeral

Figura 3 – Fratura estabilizada pós-cirurgia ortopédica com fixador externo

Após 24 horas da alta da internação, o animal retorno ao hospital para reavaliação e primeiro curativo do fixador externo. A Fiorella estava bem, tomando as medicações prescritas e se recuperando desse acidente tão grave causado provavelmente pelos fogos de artifício. A expectativa é que ela fique por volta de 30-45 dias com esse fixador externo, depois ele será retirado.

A Fiorella ainda tem um longo caminho para sua completa recuperação, mas com certeza ela está indo muito bem. Estamos torcendo e trabalhando por sua total recuperação.

Artigos Relacionados
Cachorro Comendo Grama: O Que Pode Ser?

Cachorro Comendo Grama: O Que Pode Ser?

Descubra o que pode ser o cachorro comendo grama. Fique atento para não ocorrer excessos e caso o pet apresente outros sintomas. Entenda melhor no artigo!

Mais Categorias