A anestesia geral para cachorro e gato ainda causa medo em muitos pais de pet. Afinal, ouvimos histórias por aí, e a possibilidade de perdermos nossos filhos de quatro patas por um motivo simples é assustadora.
Mas calma! A anestesia geral é considerada segura para cães e gatos quando são tomados todos os cuidados. Vamos entender mais sobre os riscos da anestesia?
Preparação de anestesia para cachorro e gato: a importância dos exames preparatórios
Antes de tomar a anestesia geral é importante que o seu animal faça uma série de exames. Normalmente, são pedidos exames de sangue para o cão ou gato (hemograma, função renal e hepática) e outros para ver como anda o coração (ecocardiograma e eletrocardiograma).
Com o resultado desses exames em mãos, o anestesista consegue dizer se o pet está apto para ser anestesiado e qual tipo de anestesia ele deve receber.
Como é feita anestesia geral em cachorro e gatos?
A anestesia geral pode ser feita por meio de injeção intravenosa ou por intravenosa no início e manter depois com a anestesia inalatória, onde o animal seria entubado.
Quanto tempo demora passar a anestesia em cachorro?
Geralmente, assim que paramos a administração de anestésicos, o animal demora de 30 minutos a 1 hora para estar totalmente acordado.
Quanto tempo dura a anestesia em gato?
A anestesia vai durar enquanto o procedimento estiver sendo feito. Já com relação a sua recuperação, o gato pode demorar para acordar totalmente também de 30 minutos a 1 hora.
Tipos de anestesia para gato e cachorro
Segundo o Dr. Amadeu Neto, coordenador do setor de anestesiologia do Pet Care, dependendo da avaliação do paciente e do tipo de procedimento, o profissional escolhe se é feita a tranquilização, sedação, anestesia geral ou local no paciente:
- tranquilização: ajuda a retirar a ansiedade de cães e gatos;
- sedação: a sedação deixa o pet um pouco mais alheio, para que ele possa ser contido ou examinado minuciosamente. Ela é bastante usada quando o animal é bravo ou não permite ser manipulado;
- anestesia geral: faz o paciente perder a consciência e é usada em cirurgias, inclusive para que pet não sinta nenhuma dor;
- anestesia local: pode ser usada em qualquer uma das situações acima como um complemento para impedir a sensação de dor.
Qual a anestesia mais segura para cães e gatos?
Quem determina qual a anestesia mais segura para cães e gatos é o médico veterinário, de preferência um anestesista. Em procedimentos muito rápidos, provavelmente só será utilizada a anestesia geral intravenosa. Já para os mais demorados, inicialmente se usa a intravenosa e prossegue com a anestesia inalatória.
A importância do monitoramento após a anestesia geral para cachorros e gatos
Durante o procedimento cirúrgico veterinário, o anestesista monitora a temperatura, a pressão, a respiração e os batimentos cardíacos do cão ou gato o tempo todo, até que ele acorde e esteja pronto para ir para casa. Caso haja alguma intercorrência, é ele quem toma as providências para estabilizar o paciente.
Muita gente não sabe, mas o anestesista não é um auxiliar, ele é um médico-veterinário com especialização em anestesiologia, ou seja, um profissional altamente capacitado para acompanhar seu pet em um momento delicado.
Cães e gatos idosos podem ser anestesiados?
O Dr. Amadeu explica que “não há o que temer se o cachorro ou gato for bem examinado e tiver feito os exames pré-operatórios, mesmo se ele for velhinho”. Não é a idade que importa nesses casos, e sim o quanto o pet é saudável.
Com a avaliação física e o resultado dos exames de sangue e de imagem, o anestesista vai determinar se o animal está apto para receber a anestesia.
Se não estiver, ele poderá ser tratado antes ou, em casos mais graves, poderá ser tomada a decisão de não realizar o procedimento.
Quais os riscos da anestesia geral em cachorro?
Qualquer animal, ao ser candidato a um processo de anestesia geral, deve fazer os exames pré-operatórios que já citamos, como os de sangue, eletrocardiograma e até ecocardiograma em alguns casos. Isso tudo é para saber o seu real estado geral, se a anestesia será segura e para escolher o protocolo anestésico mais adequado. Quando tomamos todos esses cuidados, o risco anestésico é baixíssimo.
Agora que você sabe que a anestesia geral para cachorro e gato não é perigosa, sendo considerado um procedimento seguro, fique tranquilo. Caso o seu pet precise, basta seguir corretamente as orientações do veterinário e contar com o auxílio da Pet Care, com nosso serviço de anestesia para cachorros e gatos!
Fonte
Dr. Amadeu Neto – médico-veterinário anestesiologista