Home / GATOS / Cuidados com seu filhote / Anemia hemolítica imunomediada

Anemia hemolítica imunomediada

26 / nov / 2019

Texto de Luis Sansoni, Diretor do Pet Care Pacaembu

A anemia hemolítica imunomediada (AHIM) é uma doença que ocorre nas células do sangue, onde o próprio organismo inicia um processo de destruição das suas hemácias, o que pode levar o animal a desenvolver uma anemia muito grave, podendo ser necessário atendimento emergencial. Isso pode ocorrer por diversos motivos, como consequência de uma infecção (doença do carrapato) ou por uma “pane” do mecanismo de defesa do corpo (AHIM autoimune ou secundária a tumores).

Os principais sintomas dessa doença são: mucosas mais claras ou brancas, alteração da coloração da urina, febre, prostração, perda de apetite, cansaço fácil e até desmaios ou convulsões, porém ela pode se desenvolver silenciosamente.

O diagnóstico pode ser muito difícil, e quanto antes for descoberta a doença, maiores as chances de sucesso no tratamento.
Por sua vez, o tratamento consiste em eliminar a causa de base, quando possível, e diminuir a resposta de defesa do organismo através de remédios imunossupressores ou com medicamentos que inativam os anticorpos que destroem as hemácias. Em alguns casos mais graves, é necessário realizar uma transfusão de sangue para dar tempo dessas medicações fazerem efeito.

A Anemia hemolítica é uma doença muito grave, e que pode levar o seu pet a morte. O Pet Care dispõe de clínicos prontos para atender esses pacientes, e iniciar o quanto antes o tratamento necessário para seu melhor amigo além de veterinários especializados no atendimento dessas doenças, os hematologistas, que oferecem o melhor diagnóstico, tratamento e acompanhamento destes animais.

Pet Care: Quem ama mais, cuida melhor.

Pin It on Pinterest