Para quem não abre mão de comemorar a Páscoa dando chocolates para os cães, procure nos Pet Shops o chamado “chocolate específico para cachorro”, sob orientação do Médico Veterinário e BOM SENSO SEMPRE.
A oferta de petiscos para cães e gatos é sempre polêmica e, quando feita, deve prevalecer o bom senso, evitando o excesso de antropomorfização.
Devemos lembrar que essas atitudes são muito mais para agradar o dono e satisfazer uma necessidade NOSSA do que agradar ao cão.
Páscoa, Natal e aniversários são comemorações nossas que passamos para os nossos pets como forma de integração e socialização.
Nesses casos, procure o Médico Veterinário para saber o que pode e o que não pode ser ofertado ao seu cão ou gato. Já sabemos que o chocolate (teobromina) é tóxico para o cães e gatos e que mesmo nos “chocolates brancos” o excesso de gordura pode levar a diarreia, vômitos e mesmo ganho de peso.
Podemos usar um paralelo das crianças que comendo guloseimas deixam de comer “comida de verdade”, um dos fatores que levam a obesidade e diabetes associado ao sedentarismo crescente.
Os nossos cães e gatos sofrem do mesmo mal. São sedentários, tem acesso a comida de qualidade normalmente a vontade e muitas vezes trocam essa comida por guloseimas sem valor nutricional algum, levando a ganho de peso e predispondo a doenças metabólicas, nutricionais e mesmo desarranjos intestinais.
Assim, agora na Páscoa, se for pensar em dar um “presente de páscoa” com sabor de chocolate, deve usar CHOCOLATE ESPECIAL PARA CACHORRO. O produto é elaborado a base de farelo de soja, gordura hidrogenada, sabor chocolate e aroma de baunilha e pode ser encontrado nos Pet Shops. Tenho certeza de que ele não faz questão de comer chocolate, mas…
Já sabemos que o chocolate que comemos possui substâncias tóxicas e muitas vezes podem matar os animais. Nesta época do ano é comum o aumento de atendimentos clínicos por conta de intoxicações de chocolates para o consumo humano.