Várias doenças podem ser transmitidas pelas fezes de pássaros para cães e gatos. Na cidade o foco principal de transmissão são os pombos ou pássaros engaiolados onde não se mantem uma boa higienização das gaiolas.
As principais doenças são:
Clamidiose: a doença é adquirida quando o cão ingere fezes de pássaros, mais comummente de pombos, causando tosse seca, vomito, diarreia, febre e nos casos mais graves pneumonia. Geralmente quando diagnosticada o tratamento é rápido e usamos antibiótico para combater a bactéria.
Criptococose: esta doença j ape de mais difícil tratamento. Se trata de um fungo que geralmente é inalado (também se encontra nas fezes de pássaros). Ele ataca a pele, o sistema respiratório, o cérebro e pode causar. A doença causa perda de peso, inapetência, convulsão, problemas nos olhos, pulmões e cerebrais. Difícil tratamento e usamos drogas antifúngicas
Aspergilose: Também é um fungo encontrado nas fezes de pássaros e também inalado causara infeções no trato respiratório e nos animais mais imunossuprimidos poderá até atingir os ossos causando osteomielite fúngica.
Histoplasmose: outro fungo transmitido da mesma maneira que ao aspergilos e causando sintomas parecidos nos pulmões, mas pode disseminar para outros órgãos. Geralmente é de fácil tratamento.
Salmonelose: bactéria transmitida pelas fezes de pássaros também e pela ingestão do ovos crus contaminados e com a casca suja de fezes e mal lavados. Causam uma severa gastroenterite (vomito e diarreia) com febre. O animal tem que ser internado e controle de desidratação e administrar antibióticos pois pode levar a morte rapidamente.
Toxoplasmose: consideramos este risco para os gatos que caçam os pássaros e acabam se infectando com o toxoplasma e disseminando depois o parasita para outros animais e humanos.
Se você tem pássaros em casa mantenha sempre as gaiolas limpas e o chão bem limpo da sujeira que caiu delas. Se a sua casa tem muitos pombos ou vocês levam seus animais para passearem em praças ou locais onde há muitas fezes de pássaros, observem se tem algum dos sintomas acima relacionados e se ele ficar doente, mencione o fato ao veterinário durante a consulta.