No verão, principalmente nessas últimas semanas com a temperatura mais alta do que a média para a estação, alguns problemas podem se tornar mais frequentes na população canina.
Entre eles, as miíases (bicheiras) e bernes. A miíase é transmitida por moscas varejeiras que colocam seus ovos ao posar em feridas abertas ou locais com secreção. Os ovos rapidamente evoluem para larvas (várias no mesmo local) que se alimentam de tecido vivo, aumentando o local de ferida, com secreção e com mau cheiro. O animal sente dor, desconforto e muitas vezes além de inflamar ocorre infecção no local. O tratamento é feito com limpeza para retirada das larvas e medicamentos.
Já o berne, também transmitido por moscas ou o animal passa o corpo em algum galho ou planta onde foram depositados os ovos, porém de outra espécie, ocorre pela colocação dos ovos em pele íntegra (sem feridas e lesões). Observa-se um aumento de volume com um buraquinho por onde o berne respira, e em cada local há um berne somente. O tratamento é feito com retirada do berne, limpeza e medicamentos.
Assim, ao observar qualquer aumento de volume, feridas e secreções em seu animal, procure os veterinários do Pet Care, 24 horas a disposição. Também orientamos quanto a prevenção, principalmente nessas épocas de calor e antes de viagens para a praia e fazendas/sítios, pois esses problemas são muito comuns nesses locais.