Home / CÃES / Casos Clínicos / Quando é necessário recorrer a uma cesariana em cadelas?

Para nossa sorte, mais de 95% das gestações em cadelas terminam em parto normal. O restante pode levar ao sofrimento fetal com perda dos filhotes e/ou da mãe (mais raramente) e nesses casos temos que recorrer a cesariana o quanto antes.

O tempo de gestação relativamente curto (de 58 a 65 dias em média) faz com que no final da gestação cada dia seja diferente do outro, culminando no início do trabalho de parto de uma hora para outra.

Algumas raças tem dificuldade de partos normais, principalmente aquelas com “cabeça grande” como os Buldogues Inglês, Buldogue Frances, entre outros.

Outras vezes pode ser a fêmea que tem algum problema como bacia pequena, fraturas antigas em pelve ou outras dificuldade de parto. Mesmo as gestações de um único filhote podem levar a problemas de parto. Um único filhote tende a crescer muito e assim ter dificuldade de sair pelo canal pélvico.

De qualquer forma para aquelas cadelas com problemas de parto ou as raças citadas acima, o acompanhamento da gestação no final do parto vai ajudar a identificar a hora certa de fazer a cesariana.

Assim, esses animais predispostos devem ser monitoradas no final da gestação e muitas vezes o procedimento da cesariana deve ser agendado de acordo com a avaliações diárias e baseado no tempo de gestação.

Normalmente a partir do 55° dia de gestação passamos a medir a temperatura da fêmea  em dias alternados ou todo dia (24 horas antes do parto a temperatura tende a diminuir em um grau) e a fazer avaliações de batimentos cardíacos e movimentação fetal com exame de ultra som, para definir a idade gestacional e identificar possíveis sofrimentos fetais, determinado assim a data correta da cesariana sem colocar em risco os filhotes pela prematuridade.

O serviço de reprodução e obstetrícia do Pet Care pode realizar esses e outros serviços nas suas duas unidades. O acompanhamento da gestação pode ser decisivo no trabalho de parto sem problemas ou na intervenção cirúrgica de cesariana.

Artigos Relacionados
Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Cachorros sentem calor? Cuidando do seu pet em dias quentes!

Todo ano é a mesma coisa: o verão vai se aproximando, os termômetros vão subindo e a gente começa a fazer planos para aproveitar os dias quentes, de preferência com muita sombra e água fresca. Mas você sabia que também é preciso dar atenção especial ao seu melhor...

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

ProHeart: saiba mais sobre a proteção contra o verme do coração

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. O ProHeart é um medicamento injetável utilizado para a prevenção da dirofilariose, uma doença transmitida por mosquitos que afeta cães e gatos, mas é muito mais comum em cachorros. Em seu...

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Vacina para cachorro filhote: um guia completo!

Produzido em parceria com a Dra. Priscila Gouvea, médica veterinária do Pet Care Animália. Você sabia que a vacina para cachorro filhote é a principal barreira de proteção contra muitas doenças graves e até fatais? Nos primeiros meses de vida, os filhotes ainda estão...

Mais Categorias