Home / CÃES E GATOS / Raio-X Em Cães E Gatos: A Importância Do Raio-X Intraoral Nos Tratamentos Odontológicos

Todo tratamento odontológico veterinário, do mais simples ao mais complexo, deve ser sempre realizado por um especialista e com o auxílio do raio-x intraoral. Por isso, vamos entender melhor como funciona o raio-x em cães e gatos para esse viés. 

Para que serve o raio-x intraoral em cães e gatos?

Durante uma consulta, o veterinário irá examinar toda a boca do seu pet. Ele consegue ver superficialmente se há fraturas, como um dente quebrado no seu animal, gengivite, tártaro e até mesmo uma doença periodontal instalada — mas ele não poderá avaliar o que existe abaixo da linha da gengiva, ou seja, as raízes, os tecidos e as estruturas ósseas que envolvem os dentes. 

Nós, humanos, quando vamos ao dentista, também fazemos radiografias dos dentes para saber se existem alterações a serem tratadas. É para isso que existe esse raio-x para cães e gatos.

As radiografias odontológicas são muito importantes para que o dentista veterinário tenha um diagnóstico preciso e possa estipular o tratamento adequado para a boca do seu pet. Por isso, podemos afirmar que um tratamento odontológico só é completo e eficaz se o raio-x intraoral for utilizado.

Com as imagens, o profissional poderá verificar se um dente deve ser extraído ou pode ser tratado, qual a mobilidade dos dentes, se existe perda ou reabsorção óssea, além de possíveis inflamações, lesões e até tumores. 

O raio-x intraoral também ajuda a evitar procedimentos desnecessários e a prevenir o agravamento de problemas dentários que causem dor.

Precisa sedar o cachorro ou gato para o raio-x?

Sim, por segurança, os pets precisam ser anestesiados para que as radiografias sejam feitas. Evita-se, assim, que eles se mexam durante o procedimento.

Como é feito o raio-x intraoral em cachorro e gato?

O cachorro ou gato é posicionado com cuidado, e um pequeno sensor de imagem é inserido dentro de sua boca, próximo aos dentes e gengivas. Esse sensor é sensível aos raios-x e capta as imagens das estruturas internas da boca. Durante o procedimento, todos os dentes são radiografados, um por um.

O raio-x intraoral é feito antes, durante e após o tratamento odontológico para ter a certeza de que tudo foi tratado corretamente e houve 100% de sucesso no procedimento. 

No Pet Care, seu melhor amigo sai com a boca perfeita, e você recebe um relatório completo do que foi feito durante o tratamento.

Exposição radiológica do raio-x em cães e gatos

Apenas uma pequena quantidade de radiação é utilizada para realizar o raio-x intraoral, não havendo relatos de efeitos nocivos da radiação nos pets até hoje. De qualquer forma, é recomendado que os animais e veterinários utilizem aventais de chumbo e outros equipamentos de proteção para minimizar a exposição à radiação, assim como nos exames realizados em seres humanos.

Viu como esse tipo de raio-x em cães e gatos é muito importante para os tratamentos odontológicos? A limpeza ou o tratamento dos dentes sem radiografias é, na maioria dos casos, insuficiente. Por isso, procure um profissional que esteja, de fato, comprometido em cuidar da saúde e bem-estar do seu melhor amigo. 

E não se esqueça de agendar o check-up veterinário anual com os nossos especialistas do Pet Care para cuidar da saúde oral do seu pet.

Faça um agendamento para consulta veterinária no Pet Care e deixe seu animalzinho em boas mãos! 

Fontes:

VCA Hospitals 

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias