Home / CÃES E GATOS / Dentista para pets: saiba como escolher

Não são só os humanos que precisam ir ao dentista. Cães e gatos também devem escovar os dentes e acompanhar a saúde oral com regularidade.

Se seu pet apresenta mau hálito, dor de dente, sangramento, gengivite, tártaro ou outros problemas odontológicos, é hora de agendar o tratamento dele com um especialista.

Confira 5 cuidados que você precisa ter na hora de procurar um dentista para pets:

dentista para pet cuidando de cachorro

Escolha um profissional qualificado

Uma ida ao veterinário pode parecer uma coisa simples, mas somente um especialista é capaz de fazer um trabalho eficiente na boca do seu pet.

Os veterinários especializados em odontologia são capacitados para realizar procedimentos como limpeza dental, extração de dentes, tratamento de lesões e correção de problemas de mordida. Além disso, eles também podem prescrever medicamentos e fazer recomendações alimentares para ajudar a manter a saúde bucal dos cães e gatos.

Segundo a médica-veterinária Dra. Carla Girardi, um profissional não qualificado pode cometer erros graves, como não conseguir extrair totalmente a raiz de um dente. “Deixar um fragmento provavelmente vai causar uma lesão, uma infecção e posteriormente levar a um problema maior”, exemplifica.

Durante o tratamento periodontal, os especialistas fazem uma radiografia intraoral. Toda a boca é fotografada, dente por dente. São verificadas as raízes, se existem abscessos, fístulas, corpos estranhos, comunicação entre a boca e o nariz, se os dentes precisam fazer canal e o tratamento ideal para cada indivíduo.

Se o veterinário não for especializado em odontologia, melhor evitar.

Facilidade nos exames pré-operatórios

Um bom dentista para pets vai exigir exames pré-operatórios para realizar o tratamento periodontal. É preciso ter a segurança de que tudo vai correr bem durante o tempo em que seu cachorro ou gato ficará anestesiado.

Normalmente são pedidos exames de sangue e de imagem, como eletrocardiograma e ecocardiograma. Em casos complexos, como fraturas ou até tumores, pode ser solicitada uma tomografia computadorizada para um planejamento melhor da cirurgia e garantia de uma maior cura do pet.

Centro cirúrgico equipado

Tratar seu pet em um local que tenha um centro cirúrgico especializado para procedimentos de odontologia veterinária faz toda a diferença. Na sala cirúrgica, além do equipamento odontológico, devem constar o aparelho de anestesia inalatória e o monitor cardíaco.  Além disso, a clínica deve estar equipada para realizar exames de diagnóstico de imagem, como raio-x e tomografia de crânio e dentes.

Anestesia inalatória

A anestesia geral inalatória é considerada segura para cães e gatos, desde que sejam feitos os exames preparatórios, que a anestesia seja administrada por um veterinário especializado e em um ambiente em que o profissional possa lidar com qualquer tipo de imprevisto.

A anestesia inalatória permite que o animal durma e seja mantido inconsciente  durante o procedimento cirúrgico. Seu pet precisa estar anestesiado para fazer o tratamento oral. Imagine se durante o procedimento o cachorro ou gato se mexe e acaba se cortando? E não é só isso, anestesiado ele não sente dor, não se estressa e permite que o veterinário cuide minuciosamente de toda a boca.

O médico-veterinário anestesista acompanha o paciente durante todo o tempo e está a postos para qualquer intercorrência. Mesmo se o seu pet for idoso, o procedimento é considerado seguro. Se o resultado dos exames preparatórios for satisfatório, não há o que temer.

Internação e UTI

É importante que o pet possa ser monitorado após o tratamento, enquanto acorda da anestesia e se recupera. Além disso, mesmo com o cuidado pré-operatório, todo procedimento cirúrgico pode ter complicações. O ideal é que o local tenha também uma internação ou UTI à disposição.

No Pet Care temos uma equipe de alto nível de odontologistas veterinários, equipamentos de última geração para a realização dos exames preparatórios, centro cirúrgico completo, internação e UTI para atender o seu pet. Para agendar uma consulta com um dentista para pets, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Será um prazer cuidar do seu filho.

Fonte:

Dra. Carla Maria Girardi Barbosa – médica-veterinária especializada em odontologia

Artigos Relacionados
Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Os dentes do meu pet estão caindo. Devo me preocupar?

Notar que os dentes do seu pet estão caindo pode ser preocupante. Será que é normal? Acontece só com filhotes? Pode ser sinal de doença? E o que fazer se um dente cair do nada? Neste post, vamos responder essas e outras dúvidas comuns sobre a queda dos dentinhos dos...

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Escovar os dentes dos pets: um desafio possível em qualquer idade

Muitos sabem da importância de escovar os dentinhos dos pets, mas inserir esse hábito na rotina nem sempre é fácil.  Se o cachorro ou gato não foi acostumado desde filhote, pode parecer um desafio impossível — mas, com paciência, carinho e as técnicas certas de...

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

Que tipo de brinquedo é saudável para o meu pet?

O que influencia na saúde do seu pet? Muitos fatores, né? Se você pensou em alimentação, consultas veterinárias, hidratação ou até amor, acertou! Mas tem um item que raramente surge como resposta imediata para essa pergunta, embora também tenha relevância: os...

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Crescendo saudável: como alimentar meu pet em cada fase da vida

Você sabe como alimentar o seu pet? Antes de responder, tenha em mente que a resposta para essa pergunta varia ao longo da vida de cães e gatos. Conforme eles ganham idade, seu metabolismo muda, assim como suas demandas energéticas e necessidades nutricionais.  A...

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

Hipertermia em pets: como identificar e prevenir

A hipertermia em pets é um risco que merece atenção especial no verão. Assim como nós, cães e gatos sofrem com o calor excessivo, mas eles têm uma desvantagem: seu corpo não regula a temperatura de forma tão eficiente quanto o nosso. Então, quando a temperatura sobe,...

Mais Categorias