Home / CÃES E GATOS / Dentista para pets: saiba como escolher

Não são só os humanos que precisam ir ao dentista. Cães e gatos também devem escovar os dentes e acompanhar a saúde oral com regularidade.

Se seu pet apresenta mau hálito, dor de dente, sangramento, gengivite, tártaro ou outros problemas odontológicos, é hora de agendar o tratamento dele com um especialista.

Confira 5 cuidados que você precisa ter na hora de procurar um dentista para pets:

dentista para pet cuidando de cachorro

Escolha um profissional qualificado

Uma ida ao veterinário pode parecer uma coisa simples, mas somente um especialista é capaz de fazer um trabalho eficiente na boca do seu pet.

Os veterinários especializados em odontologia são capacitados para realizar procedimentos como limpeza dental, extração de dentes, tratamento de lesões e correção de problemas de mordida. Além disso, eles também podem prescrever medicamentos e fazer recomendações alimentares para ajudar a manter a saúde bucal dos cães e gatos.

Segundo a médica-veterinária Dra. Carla Girardi, um profissional não qualificado pode cometer erros graves, como não conseguir extrair totalmente a raiz de um dente. “Deixar um fragmento provavelmente vai causar uma lesão, uma infecção e posteriormente levar a um problema maior”, exemplifica.

Durante o tratamento periodontal, os especialistas fazem uma radiografia intraoral. Toda a boca é fotografada, dente por dente. São verificadas as raízes, se existem abscessos, fístulas, corpos estranhos, comunicação entre a boca e o nariz, se os dentes precisam fazer canal e o tratamento ideal para cada indivíduo.

Se o veterinário não for especializado em odontologia, melhor evitar.

Facilidade nos exames pré-operatórios

Um bom dentista para pets vai exigir exames pré-operatórios para realizar o tratamento periodontal. É preciso ter a segurança de que tudo vai correr bem durante o tempo em que seu cachorro ou gato ficará anestesiado.

Normalmente são pedidos exames de sangue e de imagem, como eletrocardiograma e ecocardiograma. Em casos complexos, como fraturas ou até tumores, pode ser solicitada uma tomografia computadorizada para um planejamento melhor da cirurgia e garantia de uma maior cura do pet.

Centro cirúrgico equipado

Tratar seu pet em um local que tenha um centro cirúrgico especializado para procedimentos de odontologia veterinária faz toda a diferença. Na sala cirúrgica, além do equipamento odontológico, devem constar o aparelho de anestesia inalatória e o monitor cardíaco.  Além disso, a clínica deve estar equipada para realizar exames de diagnóstico de imagem, como raio-x e tomografia de crânio e dentes.

Anestesia inalatória

A anestesia geral inalatória é considerada segura para cães e gatos, desde que sejam feitos os exames preparatórios, que a anestesia seja administrada por um veterinário especializado e em um ambiente em que o profissional possa lidar com qualquer tipo de imprevisto.

A anestesia inalatória permite que o animal durma e seja mantido inconsciente  durante o procedimento cirúrgico. Seu pet precisa estar anestesiado para fazer o tratamento oral. Imagine se durante o procedimento o cachorro ou gato se mexe e acaba se cortando? E não é só isso, anestesiado ele não sente dor, não se estressa e permite que o veterinário cuide minuciosamente de toda a boca.

O médico-veterinário anestesista acompanha o paciente durante todo o tempo e está a postos para qualquer intercorrência. Mesmo se o seu pet for idoso, o procedimento é considerado seguro. Se o resultado dos exames preparatórios for satisfatório, não há o que temer.

Internação e UTI

É importante que o pet possa ser monitorado após o tratamento, enquanto acorda da anestesia e se recupera. Além disso, mesmo com o cuidado pré-operatório, todo procedimento cirúrgico pode ter complicações. O ideal é que o local tenha também uma internação ou UTI à disposição.

No Pet Care temos uma equipe de alto nível de odontologistas veterinários, equipamentos de última geração para a realização dos exames preparatórios, centro cirúrgico completo, internação e UTI para atender o seu pet. Para agendar uma consulta com um dentista para pets, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Será um prazer cuidar do seu filho.

Fonte:

Dra. Carla Maria Girardi Barbosa – médica-veterinária especializada em odontologia

Artigos Relacionados
Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Câncer de mama em cadelas e gatas: como prevenir?

Produzido em parceria com a Dra. Jaqueline Rodrigues Simões Azeredo Gonçalves, médica veterinária no setor de oncologia do Pet Care. O câncer de mama em cadelas e gatas é uma das maiores preocupações para os familiares de pets fêmeas. Não é à toa: é o tumor mais comum...

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

O que é a doença do verme do coração e como preveni-la

Produzido em parceria com o Dr. Vinícius Dayoub, médico veterinário do Pet Care. Você já ouviu falar em dirofilariose? Talvez, conheça essa condição pelo seu nome popular, que é um pouco menos complicado: doença do verme do coração. Ela afeta tanto cães quanto gatos,...

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Quem são os médicos veterinários do Pet Care?

Produzido em parceria com a Dra. Andrea Barbosa e a Dra. Mariana Di Vincenzo, médicas veterinárias do Pet Care. Quando você vai a uma unidade do Pet Care, seu pet recebe o melhor que a medicina veterinária tem a oferecer. Mas o que exatamente isso significa? É claro...

Mais Categorias