Home / CÃES / Cuidando do seu bichinho / Cuidados com cachorro no verão: o que você deve saber

Entenda os cuidados necessários para garantir a saúde e o bem-estar com cuidados com cachorro no verão

Você sabia que os cães não transpiram como a gente? Eles regulam a temperatura corporal inspirando ar frio e expirando ar quente quando ficam ofegantes, trocando calor pela pele quando encostam a barriga no chão gelado, e bebendo água. Por isso, mantê-los hidratados é fundamental como cuidados com cachorro no verão

Conheça as principais dicas de cuidados com cachorro no verão 

1. Hidratação em primeiro lugar

cachorro se hidratando no verão

Lembre-se de oferecer água fresca com frequência durante os passeios e de deixar vários potes disponíveis pela casa. Escolha potes de alumínio ou de cerâmica e coloque gelo na água para mantê-la fresquinha por mais tempo.

Outras formas de ajudar seu cachorro a se refrescar são dar banho e recorrer a ventilador e ar-condicionado.

2. Mude o horário dos passeios

Prefira passear com seu cãozinho no início da manhã e no final da noite. Entre às 10h e às 17h a chance de hipertermia, ou seja, de a temperatura corporal do seu cachorro se elevar acima do normal, é maior. 

Se isso ocorrer, dê um banho frio ou leve-o para a sombra e ofereça água fresca até que ele se recupere.

O passeio vai ser muito mais agradável se vocês puderem aproveitar as sombras pelo caminho, por isso, dê preferência a locais arborizados e com grama.

Sem falar que os coxins (as almofadinhas das patas) do seu cão podem queimar em contato com o asfalto ou chão quente. Na dúvida, sempre coloque sua mão no chão antes do passeio para testar a temperatura. Se estiver quente para você, estará quente para ele.

Se o seu pet for branco ou de cor clara, ele não deve tomar muito sol. Invista em um protetor solar para evitar queimaduras e prevenir câncer de pele em cães e gatos nas áreas sensíveis do corpo, como orelhas e em cima do focinho.

Muito cuidado com o uso de enforcadores. Segundo a médica-veterinária Carla Berl, essa é uma das maiores causas de morte de cães no verão. 

É preciso ter atenção com a pressão que a coleira faz no pescoço deles. Caso não consigam respirar direito, podem entrar rapidamente em hipertermia.

3. Fechado no carro, nem pensar!

Infelizmente, histórias trágicas acontecem todos os dias, mas elas podem ser evitadas.

Nunca deixe seu cãozinho dentro do carro. Nem com a janela aberta e nem por 5 minutinhos. Para você ter uma ideia, em apenas 20 minutos, a temperatura no interior de um carro pode subir de 22 para 42 graus. Se não puder levar seu cãozinho com você, deixe-o em casa ou em uma creche.

4. Prevenindo infestações e doenças da estação

Dentre os cuidados com cachorro no verão, é claro que não poderiam faltar o vermífugo e o antipulgas e carrapatos, sem falar na importância de manter as vacinas em dia e se atentar às doenças típicas da estação.

Com as chuvas e alagamentos, aumenta o risco de transmissão da leptospirose, doença causada por uma bactéria presente na urina dos ratos, que na maioria das vezes é fatal. 

Já a dirofilariose, também conhecida como verme do coração e a leishmaniose são transmitidas por mosquitos e, por isso, motivos de preocupação no verão, especialmente para quem viaja para o litoral.

Existem coleiras, medicações e vacinas para prevenir essas doenças. Converse com o veterinário do seu cãozinho para saber sobre o protocolo e as doses de reforço.

5. Atenção na hora de viajar

Para uma viagem tranquila, recomendamos transportar os cães em caixas de transporte, a não ser que haja alguém além do motorista no carro para acompanhá-los.

Alguns cachorros sentem enjoo durante o trajeto. Se esse for o caso do seu cãozinho, converse com o veterinário para que ele recomende uma medicação apropriada. Existem ótimas opções no mercado.

Não se esqueça de oferecer água fresca com regularidade e de manter a temperatura do carro amena, de preferência com o ar-condicionado ligado.

Colocar a cabeça para fora do carro, pode? Vamos admitir, todo mundo abre um sorrisão quando vê um cãozinho com cara de satisfação tomando vento no rosto, mas é muito perigoso. 

Além do risco de o cachorro cair ou pular pela janela, algum inseto ou objeto pode atingir seus olhos e até levá-lo à cegueira. Então, a resposta é não!

Se for viajar de avião, verifique com antecedência o preparo e a documentação exigida pela companhia aérea ou país de destino. Providencie uma caixa de transporte confortável e garanta o bem-estar do seu melhor amigo.

Ao chegar ao destino, mantenha seu cão sempre com coleira e guia para evitar que ele fuja ou se perca. O cuidado deve ser redobrado em períodos de festas, por conta dos fogos de artifício.

Muitos cachorros se assustam e passam mal durante as comemorações. Esteja com ele o tempo todo, de preferência em local fechado e tranquilo, para acalmá-lo.

Em casos mais graves, opte por um hospital veterinário 24 horas para maiores cuidados. 

Agora que você conhece os cuidados com cachorro no verão, pode aproveitar a temporada tranquilamente. Na dúvida, sempre consulte um veterinário. Boas férias!

Artigos Relacionados
Cachorro Comendo Grama: O Que Pode Ser?

Cachorro Comendo Grama: O Que Pode Ser?

Descubra o que pode ser o cachorro comendo grama. Fique atento para não ocorrer excessos e caso o pet apresente outros sintomas. Entenda melhor no artigo!

Mais Categorias