Sphynx
Características da Raça
Comportamento
- Gato de colo 60%
- Inteligência 80%
- Facilidade de treinamento 80%
- Requisitos de higiene 40%
- Perda de pêlos 20%
- Bom com crianças 80%
- Bom com cães 0%
- Conversa 40%
Aparência
- Parece um alienígena felino com seu corpo quase sem pêlos, rosto de duende, orelhas gigantescas, barrigudo e pele enrugada.
- O que esta raça não tem em pelo, ele compensa com uma estrutura forte, de tamanho médio, músculos bem desenvolvidos, olhos grandes acenando e uma expressão amigável.
- A pele desta raça parece couro de camurça quente e é levemente polvilhada com suave e fina penugem quase impossível de ver.
- Bigodes e sobrancelhas podem ser visíveis ou completamente ausentes nesta raça.
- Sua pele vem em cores diferentes com padrões comuns de marcação de gatos, incluindo sólido, ponto, van, malhado e tartaruga.
Higiene
- A limpeza diária é recomendada porque a pele produz óleos naturais que podem deixar manchas oleosas onde ficam – como seu sofá premiado.
- As orelhas precisam ser limpas semanalmente.
- Em exposições de gatos, é comum ver Sphynx em disputa sendo carregado dentro de bolsas de lã polar por seus criadores para mantê-los aquecidos.
- Limite a exposição desta raça ao sol porque sua pele pode ficar queimada pelo sol.
Necessidades Nutricionais
- Esta raça tem um alto metabolismo e precisa comer mais do que a maioria das raças de gatos “peludos” para manter um peso saudável.
- Sirva uma dieta comercial de qualidade que contenha um equilíbrio de proteínas e gorduras.
Curiosidades
- Apelidado popular associado a esta raça é “Pidão Amoroso”. Também conhecido como “Canadense em Pêlos”.
- Nos populares filmes de Austin Powers, o Sr. Bigglesworth foi interpretado por dois gatos Sphynx, Ted Nude-gent e Mel Gibskin. Mr. Bigglesworth era o gato adorado do Dr. Evil.
- O equívoco comum é que esta raça é hipoalergênica devido à sua falta de pelagem.
História
Esta raça rara é facilmente identificada por sua aparente falta de pelos. Considerado uma mutação natural, as origens do Sphynx remontam a 1966, quando uma gata doméstica deu à luz um gatinho sem pêlos em Toronto, Canadá. As atuais versões americanas e europeias desta raça são descendentes de duas linhagens de mutações naturais encontradas em Toronto e Minnesota.